O líder dentro de uma organização torna-se o ponto de equilíbrio e peça-chave para fazer a diferença e buscar resultados. Contudo, bons profissionais nem sempre são sinônimo de gestores eficientes. Isso porque, em muitos casos, por inabilidade ou despreparo, não conseguem desenvolver esse papel adequadamente e causam muitos problemas em relação ao clima.
Existem algumas características de liderança importantíssimas, as quais devem ser identificadas e potencializadas. Desenvolver essas competências torna-se fundamental para o sucesso de um gerente e aumento de sua empregabilidade. Pensando nisso, Celso Bazzola, diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH, destacou alguns pontos para atingir esse objetivo:
- O primeiro diferencial é ser apaixonado pela profissão, pois sem isso não há inspiração e entusiasmo;
- As pessoas precisam confiar em você, logo, seja sincero e tenha engajamento. Também é válido demonstrar maturidade com base em experiências passadas e teóricas;
- Conhecimento e curiosidade são essenciais;
- Saiba arriscar. Tenha audácia quando necessário e posicione sua opinião;
- Autoconhecimento e autocontrole são fundamentais, pois só olhando para dentro de si, saberá como agir com os parceiros e os seus limites;
- Tenha resiliência. É preciso estar pronto para mudar de rota sem perder a serenidade e foco, conduzindo seu grupo nas mudanças impostas pelo mercado;
- Comunique-se bem, pois hoje um dos grandes erros é não deixar claro para o time os caminhos tomados e os motivos.
Além disso, “tenha uma postura ética, trabalhe em equipe e seja atencioso. Assim, certamente, se destacará”, incentiva Emerson Mafia, professor na Fasap – Faculdade Santo Antônio de Pádua no Rio de Janeiro.
Boa sorte!
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