Nem todos têm o domínio para falar em público. No entanto, mesmo não sendo algo intrínseco a sua personalidade, é fundamental para uma carreira de sucesso. Nesta matéria, listamos algumas dicas para fazer bonito e se sair bem!
Criar apresentações de alto impacto requer técnica para estruturar o conteúdo e encontrar um significado para o público. Além de construir uma ideia central clara e objetiva, acreditar no tema escolhido e possuir conhecimento para abordá-los são princípios básicos.
Silvia Noara Paladino, cofundadora da agência Essense, lista os principais pontos a serem considerados na defesa de uma ideia ou um projeto:
- Tenha um propósito: uma palestra poderosa depende fundamentalmente dessa concepção. Muitos dos melhores discursos são simplesmente baseadas em uma experiência pessoal.
- Defina o tema central: qual frase representa seu objetivo? Esse é o primeiro passo e norteará a criação do conteúdo. Todos os pontos precisam se conectar para trazer uma nova perspectiva.
- Menos significa mais: um erro muito comum é tentar cobrir todo o assunto, ou explorar toda a sua carreira e experiência, em um único momento. Se você tentar empurrar todo seu conhecimento, não conseguirá ter profundidade em nada. Acabará transmitindo uma mensagem genérica e abstrata.
- Forneça exemplos: eles ajudam a ter uma visualização efetiva de um conceito. Dê vida aos pensamentos e não seja superficial.
- Não caia em armadilhas comuns: evite o discurso de vendedor. Você precisa ter, em sua essência, a intenção de dar, não de receber. Também não seja redundante.
- Não persiga a inspiração: isso se constrói naturalmente enquanto você está sendo sincero, autêntico e sábio. Não pode ser forçado.
- Faça uso do verdadeiro storytelling: a arte de contar uma história é um fundamento da ciência das comunicações e das artes para humanizar um texto. Se utilizado de forma equivocada, esse recurso pode afastar o público, em vez de aproximá-lo.
“Todo mundo se lembra do primeiro artigo apresentado, do nervosismo ao enfrentar uma plateia e como o indivíduo se fortalece após passar por essas experiências. Portanto, vá em frente”, estimula Flávia Galindo, integrante do Grupo de Estudos do Consumo no Rio de Janeiro.
Agora é com você. Boa sorte!
Veja também:
Saiba se comunicar e seja líder!