Quando uma pessoa ocupa o cargo de liderança, ela tem o poder de ativar ação em seus colaboradores, de obter resultados por meio delas, de fazê-las adotar a visão do gestor e, tudo isso, sem precisar usar de coação ou corrupção. No entanto, todos alcançam êxito nessa trajetória?
Para Guilherme Amaral, Carnegie Master, o gerente investe sua energiaem construir indivíduos. Ele sabe quais são as reais prioridades, obtém a confiança da equipe, administra o time solidamente e o mantém motivado. “Ser chefe é fácil. Ser líder é para quem consegue assumir o papel e a responsabilidade de ser exemplo e guia”, afirma.
Os ganhos de um grupo podem ser atribuídos ao tipo de supervisão recebida por ele. “Quando uma gerência forte reage, ela impacta emocionalmente as pessoas do projeto, e isso é como trocar uma música ruim por uma outra maravilhosa em uma festa. Todos seguem o novo ritmo”, explica.
Eles conseguem ver as necessidades emocionais, forças e limitações de seus liderados, oportunidades e desafios do caminho e integram, em tempo real, todas essas informações com o critério de construir prosperidade para todos, enquanto obtém os resultados. “Algumas características são fundamentais em bom gestores, como focar na fonte dos problemas e enxergar os funcionários como solução. Além disso, devem comunicar assertivamente e mostrar seu engajamento 100% das horas trabalhadas”, ressalta o especialista.
Para Luciana Machado, responsável pelo departamento de Fator Humano na Transvip no Rio de Janeiro, um modelo de contratação diferenciado, com plano de carreira estruturado e valorização profissional também fará toda a diferença no reinado de um superior. “Vale muito a pena investir nos talentos e em seu desenvolvimento contínuo”, incentiva.
E você, está executando essa tarefa da forma correta?
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