Em meio a tantos recursos para garantir mais sucesso no mercado de trabalho, jogos de tabuleiros também surgem como uma boa opção para desenvolver competências e habilidades tão cobradas no mundo corporativo. Pensando nisso, separamos algumas boas opções. Acompanhe!
Voltar os olhos para ferramentas capazes de auxiliar no desenvolvimento de pessoas, ajuda gestores e empreendedores a conhecer melhor sua empresa, seus colaboradores e a forma como interagem com seu público-alvo, produto e valores do negócio. Diante disso, o CEO da ABlab, Paulo Fernandes, e o Diretor de Inovação, Ricardo Martins, listam abaixo cinco games aptos a auxiliar na condução dos seus negócios, independentemente do nicho.
1. Star Wars Destiny: desperta a capacidade analítica e raciocínio lógico. Não exige um conhecimento profundo, mas para avançar é importante ter algum conhecimento sobre a saga de Vader e Skywalker. Pode ajudar o gestor na tomada de decisão rápida, pois aguça a elaboração de estratégias, em tempo real, conforme as jogadas acontecem.
2. Blood Rage: exige controle e estratégia para combater os líderes vikings inimigos na alocação de soldados e recursos. É excelente para estimular o líder a pensar sobre como utilizar os recursos disponíveis com eficiência e identificar se os seus funcionários estão nas áreas corretas.
3.Captain Sonar: esse board game além de ser um dos mais lúdicos, traz um dos itens mais importantes para o sucesso de um negócio: o trabalho em equipe. Ambientado em uma batalha fictícia entre dois submarinos, o capitão, com auxílio do primeiro imediato e outros membros do grupo, não consegue obter êxito se não dividir as responsabilidades de suas ações. Ideal para despertar espírito de união e sinergia para as atividades do dia a dia.
4. Onitama: aparentemente simples, mas extremamente complexo e estratégico. Coloca os jogadores no papel de monges, movendo seus iniciados em um tabuleiro, tentando garantir uma posição de vantagem sobre seu adversário. Exige análise preditiva e muita lógica. Evidencia a importância da tomada de decisões ágeis e racionais, além de despertar consciência de risco.
5. Coup: cobra a capacidade de leitura de sinais dos oponentes, para identificar se os mesmos estão falando a verdade ou não sobre seus personagens. Chame um time de pessoas de diferentes setores para identificar habilidades.
Gostou das dicas? Para ter uma trejetória de sucesso, é preciso sempre buscar diferenciais. Por isso, "esteja sempre interessado, seja curioso quanto ao funcionamento da organização, sua posição no mercado, principais concorrentes e na motivação de sua equipe”, estimula Fabiana Gomes, da corporação Austral no Rio de Janeiro.
Boa diversão!
Veja também: