Em uma apresentação, seja ela para uma grande plateia ou mesmo para um pequeno grupo no ambiente de trabalho, é fundamental garantir a atenção dos ouvintes. No entanto, muitos se perguntam: como fazer isso? Leia nossa matéria e descubra!
A primeira dica é usar frases de impacto. Segundo o especialista na arte de falar em público, Reinaldo Polito, esse recurso vale para todas as circunstâncias, mas, principalmente para quando a plateia estiver apática.
O segundo passo é contar fatos bem-humorados. “Deve-se valer de uma informação curiosa ou interessante no ambiente”, destaca o especialista. Outro bom recurso capaz de atrair a curiosidade são as histórias. Um caso contado com entusiasmo chama as pessoas, as quais acabam acompanhando a narrativa com um pouco mais de interesse. “Introduzir uma reflexão à mensagem, sendo ela óbvia ou não, também contribui para cativar ainda mais”, ressalta.
Por fim, acredite em seu potencial. “Todos se lembram do primeiro artigo apresentado, do nervosismo ao enfrentar um grupo de indivíduos e como é possível se fortalecer após passar por essas experiências. Portanto, fique calmo e tenha confiança”, recomenda Flávia Galindo, Professora de Marketing da UFRRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
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