Quem busca sucesso no mundo corporativo tem diversos desafios em mão. Dentre os principais, está a capacidade de desenvolver suas habilidades de comunicação. Você fala bem publicamente? Se sua resposta foi “não”, esta matéria é para você! Leia mais e veja algumas orientações para não cometer mais deslizes!
A aversão de discursos públicos pode ser alarmante. De acordo com um estudo feito pelo jornal britânico Sunday Times, o “receio de falar em público” é o maior medo das pessoas. Para chegar ao resultado, foram entrevistadas 3 mil pessoas no Reino Unido, das quais 41% apontaram esse como o principal pavor.
Para entender como reverter a situação, Reinaldo Passadori, CEO do Instituto Reinaldo Passadori de Comunicação Verbal, em São Paulo, analisa os empecilhos gerados por essa fobia. “São muitos os problemas ocasionados por isso, os quais acabam prejudicando a carreira e também os relacionamentos pessoais”, afirma.
Para mostrar como é possível vencer essa questão, o especialista separou algumas orientações indispensáveis para um bom desempenho em frente aos holofotes.
1. Acredite em você. Mentalize-se tendo sucesso e sendo reconhecido pelo seu esforço de falar, sendo aplaudido e parabenizado pelo seu diretor ou superior imediato.
2. Se prepare com antecedência. Conheça bem sobre o assunto a ser abordado e saiba especialmente como iniciar. Se necessário, tenha uma pequena anotação para alguma emergência, caso esqueça.
3. Aprenda a relaxar. Faça exercícios de respiração e meditação, movimentando a cabeça, friccionando as mãos, mantendo uma postura firme e decidida.
4. Atente-se à postura. Mesmo estando tenso, procure não demonstrar. Ande com passos firmes, sem exagero, olhe para as pessoas (nos olhos), posicione-se, cumprimente a todos e comece a falar.
5. Acredite: as pessoas estão torcendo por seu sucesso. Mentalize: todos querem ser surpreendidos com você, com seu conteúdo e desejam seu êxito.
6. Tenha uma estratégia bem preparada para começar. Faça algumas perguntas para quebrar o gelo, conte um fato relacionado ao tema e indique o objetivo da sua apresentação. Você também pode usar um pensamento, provérbio ou uma mensagem alusiva ao tema a ser abordado.
7. Conheça suas virtudes. Apoie-se nelas. Resgate momentos em sua memória de quando teve firmeza para enfrentar situações difíceis na sua vida e procure trazer essas lembranças para seu discurso.
8. Treine muito. Procure falar em reuniões, ouse dar sua opinião. Mesmo de maneira simples, conte piadas em seu grupo de amigos, defenda seus pontos de vista ou até mesmo lute por uma causa. Com isso, suas capacidades de fala ficarão ainda melhores.
Luciana Cristina de Souza é estagiária de redação na empresa Yesh, em Guarulhos. Ela costumava fugir de situações as quais exigiam seus comentários. “Sentia muito medo, porém, isso mudou. Não tenho mais nenhuma dificuldade e tento introduzir algum comentário cômico para relaxar”, afirma. Para a universitária, esse pavor estava conectado com a insegurança e afirma: “tento sempre manter a calma, preparar meu trabalho e confiar em mim”.
Pronto! Agora você já sabe como é possível melhorar essa questão e se tornar um verdadeiro destaque quanto precisar apresentar algo em grupo. O Nube acredita em seu potencial!