Após um ano inteiro de trabalho, os profissionais já começam a sentir na pele o peso do cansaço. O ritmo passa a não ser mais o mesmo e as férias viram objeto de desejo. Afinal, elas são uma ferramenta perfeita para recarregar as energias e voltar com mais disposição.
O repouso traz ganhos tanto para a empresa quanto para os funcionários. “Os colaboradores terão uma produtividade maior, motivação alta, muita energia, contribuindo assim para atingir as metas e objetivos do planejamento estratégico da organização”, destaca o professor de Gestão de Pessoas da IBE-FGV (Institute Business Education da Fundação Getúlio Vargas), Sergio Miorin.
Para ele, o período deve ser aproveitado para relaxar e esquecer dos problemas. “Uma importante dica é planejar com antecedência. Comece a pensar pelo menos seis meses antes, para ter opção de escolha de lugar, dia e hora para viagens e atividades de lazer”, explica. Em hipótese alguma deve-se levar as preocupações e problemas do mundo corporativo.
“O ideal é se desligar. Portanto, não cheque e-mails e nem atenda celular para solucionar problemas do escritório”, ressalta o especialista, ponderando: “a falta de descanso pode desencadear até mesmo em doenças”.
Se você for estagiário, lembre-se: a cada mês estagiado, você ganha dois dias e meio de recesso remunerado. Ao contrário do regime CLT, você não terá 1/3 de férias, contudo, sua folga está garantia pela lei 11.788/2008. Converse com seu gestor sobre a possibilidade de compatilizar esses dias com a pausa escolar. Assim, o período será melhor aproveitado.
Antes de encerrar o expediente, “deixe suas atividades em ordem e bem organizadas. Com isso, evitará transtornos na volta”, aconselha Silvia Bez, palestrante motivacional no Rio de Janeiro.
Aproveite!
Veja também: