Você já ouviu falar no ensino médio técnico? Ele é orientado para ensinar uma carreira ao estudante, com o objetivo de inseri-lo mais rapidamente no mercado de trabalho. Em países como a Áustria, já é uma realidade para a maioria dos alunos. Cerca de 75% optam por esse tipo de curso, enquanto no Brasil, a taxa é de apenas 10%. Saiba mais sobre o assunto com o Nube!
Os dados acima vêm do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Recentemente, o instituto realizou uma pesquisa comparando jovens de 20 a 29 anos. Um grupo havia se formado na educação profissionalizante enquanto o outro, apenas na regular. Ninguém realizou faculdade.
Como resultado, temos a primeira equipe com taxas de desemprego menores e salários maiores. Ou seja: quem opta por aprender uma profissão na escola tem mais chances de ter um futuro profissional melhor quando comparado a pessoas sem essa experiência.
“O ensino médio técnico proporciona algo fundamental: a sinergia de conhecimentos, alinhando teoria e prática. O jovem sai mais preparado para conseguir um estágio, se destacando perante os outros candidatos”, opina Lediana Moreira, especialista em carreiras da Minds Idiomas, no Rio de Janeiro.
Ainda segundo o Senai, será necessário a qualificação de mais de 13 milhões de trabalhadores nos próximos quatro anos, principalmente em nas áreas de construção (3,8 milhões) e meio ambiente e produção (2,4 milhões).
Ainda tem dúvidas sobre os benefícios do ensino médio técnico? Quando mais conhecimento você tiver, mais chances terá de uma brilhante carreira. Boa sorte!
Veja também: