Saber lidar com a diferença cultural no ambiente corporativo é essencial para chegar ao sucesso. Hoje, uma das pautas mais abordadas são as características mais marcantes dos jovens ingressantes, também conhecidos como a Geração Y. Entenda mais sobre eles, nesta matéria!
Muito se diz sobre os Millennials. Entre análises e estudos, destacam-se alguns preconceitos, como a ideia deles não gostarem de trabalhar. “Na verdade, eles adoram, mas precisam de motivos além do salário para realizar bem suas atividades e se sentirem satisfeitos”, conta Fernando Alves, sócio-fundador e CMO da Neuari.
Contudo, como trazer a motivação à tona? Não é tão difícil quanto parece. Para o especialista, “não basta ensinar um único processo a esses profissionais, eles precisam conhecer todo o sistema e saber como suas tarefas influenciam no resultado final”, completa.
Uma boa dica está ligada à tecnologia. Assim, em vez de impedir o uso das redes sociais ou encarar o celular como um vilão da produtividade, é possível usá-las a seu favor. “Veja aplicativos capazes de auxiliar na rotina e dar maior entrosamento à equipe pela Internet”, indica.
Além disso, esteja sempre antenado às novidades e aberto para o novo. “Os Millennials não conseguem ficar quietos no mesmo lugar e a possibilidade de mudança faz o trabalho ser ainda mais desafiador e, consequentemente, mais prazeroso”, reforça Alves.
Por fim, lembre-se: “reconhecimento e cuidado com o time fazem a diferença nos resultados no fim do mês”, incentiva Luciana Machado, responsável pelo departamento de Fator Humano na Transvip, no Rio de Janeiro.
E aí, pronto para interagir com as diferentes gerações?
Veja também: