Ao ingressar em uma empresa, seja por meio do estágio ou aprendizagem, entramos em contato com diversas pessoas e, sobretudo, com muitas dificuldades. Saber organizar todas as atividades e, principalmente, ter resiliência é um grande desafio. Não sabe como lidar com isso? Descubra como em nossa matéria!
A inteligência emocional corresponde à capacidade de reconhecer o significado dos sentimentos e suas inter relações, assim como raciocinar e resolver problemas baseados nelas. No entanto, nem todo mundo consegue ter essa percepção. Isso pode passar a imagem de ser um super poder, mas na verdade se trata de uma característica, a qual pode ser treinada diariamente.
Para a coach e consultora de treinamentos, Adriana Marcos, do Rio de Janeiro, o segredo é buscar três elementos: autoconhecimento, autopercepção e autocontrole. Primeiramente, se conhecer é fundamental. “A grande dificuldade do ser humano é se reconhecer tal como é e, sobretudo, se aceitar. No entanto, quanto mais nos conhecemos, mais habilidade adquirimos para lidar com os mais variados tipos de sensações, as quais podem nos nocautear”, pontua.
Segundo a mesma, também é uma tarefa complicada prever as suas reações diante dos inesperados acontecimentos. Por sermos o conjunto de crenças limitantes, sucessos, fracassos e medos, somos sujeitos a abalos conflitantes demais para serem administrados. “A autopercepção gera maior capacidade de lidar com situações adversas e com isso, melhor gerenciamento de suas ações”, explica Adriana.
E por último, saber se conter em determinados momentos. A especialista garante: “quanto melhor autocontrole temos, melhores resultados conseguimos. Quem é capaz de regular possui maior flexibilidade de ação em sua vida social, são mais empáticas e administram melhor razão e emoção”.
Para a designer de interiores, Lorrayne Serafim, do Rio de Janeiro, esse é um traço natural de sua personalidade. “Não me lembro de quando e nem como comecei praticar, creio estar ligada à empatia, a qual é indispensável”. Ela ainda conta como exercita: “reflito sobre qualquer mudança nos meus pensamentos, além de me questionar e ouvir as outras pessoas para captar experiências”. Isso a ajudou em diversas ocasiões e a fez ser uma pessoa e profissional mais preparada.
Certamente, você estará a frente dos demais e poderá potencializar todo o seu talento! Conte com o Nube!