Ritmo, equilíbrio, alinhamento e controle respiratório: você gosta de dançar? Utilize técnicas para a criação e execução de coreografias em espetáculos de dança, teatro e shows. Saiba mais com o Nube a respeito desta carreira!
Ao término da formação, é possível ministrar aulas de Educação Artística para os ensinos fundamental e médio, além de atuar como professor ou instrutor em cursos livres, academias, hoteis e resorts. Porém, alguns bailarinos optam por desempenhar outras atividades profissionais, como a produção artística de espetáculos, escrever críticas ou até mesmo atuar como dramaturgo.
Na área de gestão, são incluídas etapas desde a captação de recursos para montar o espetáculo até a escolha do figurino, passando por definição de som e iluminação, contratação de bailarinos, administração do orçamento, construção do cenário e definição de local para os ensaios. Está interessado? O perfil desse profissional é alguém com interesse em trabalhar a expressão corporal, movimentar-se e explorar limites do corpo.
Além disso, quem opta por trabalhar ensinando outros interessados deve aprimorar suas habilidades de comunicação. Afinal, não basta saber mexer o corpo, é preciso esclarecer as razões pelas quais se faz. Para quem deseja se inserir no mercado, as oportunidades estão em grandes centros urbanos onde exista forte concentração de atividades culturais.
Já quem opta pela carreira acadêmica encontram boas oportunidades também em locais mais afastados dos grandes centros. Ainda são poucas as universidades com essa graduação e a maioria confere o grau de licenciatura. Contudo, também é possível encontrar a graduação de bacharelado.
Dentre as disciplinas, o aluno aprende várias práticas, incluindo estilos de dança e técnicas de movimento. A grade curricular apresenta também teorias sobre outras manifestações artísticas além da dança, como por exemplo: teatro, fotografia e produção artística.
Separamos algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso superior em Dança:
Universidade Estácio de Sá (UNESA)
Universidade Federal do Sergipe (UFS)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Gostou das dicas? Clara Mota Brum, professora na Fasap – Faculdade Santo Antônio de Pádua, no Rio de Janeiro, dá um conselho de ouro: “saiba onde quer chegar, tenha metas estabelecidas e foco para atingi-las. Lembre-se: a paciência com a profissão, com os colegas de trabalho e com os futuros atendimentos fará toda a diferença”.
Boa sorte e sucesso!