Uma das grandes dificuldades para os gestores no dia a dia é acertar no momento de conversar com seus colaboradores. A situação pede cautela para não citar apenas os pontos negativos e também não expor o funcionário. Para facilitar, listamos algumas dicas.
Muitos líderes utilizam o feedback para ressaltar os objetivos não realizados, quais as expectativas não foram atingidas e muito pouco se fala dos pontos positivos. “Na verdade, a ocasião serve tanto para propor melhorias, quanto para explanar as atividades bem-feitas”, explica Rafaela Gonçalves, coordenadora de treinamento do Nube.
Solange Pose, coordenadora acadêmica da Estácio RJ, listou o caminho ideal para dar um retorno construtivo aos integrantes da equipe. Acompanhe:
- Deixe claro, desde o início do projeto, os interesses da empresa, quanto ao trabalho e a postura do time. O combinado não sai caro.
- Perceba se o avaliado está aberto para conversar e se aquele momento é o melhor. Às vezes é mais estratégico esperar um dia ou dois.
- Programe a devolutiva e busque uma sala de reunião ou um local com o mínimo de privacidade. Na maior parte dos casos, é melhor fazer individualmente.
- Comece o feedback ouvindo o colaborador, pedindo sua opinião sobre o trabalho, o processo e suas percepções.
- Ressalte primeiro os pontos positivos e, depois, indique quais fatores precisam ser melhorados.
- Dê exemplos e sugestões para ter um melhor resultado.
- Utilize um discurso natural, direto, sem dar muitas voltas. Seja o mais claro possível.
- Responda pausadamente e mantenha a tranquilidade e o bom tom.
Agora é com você. Coloque os conselhos em prática e veja a produtividade aumentar!
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