Você já precisou dar um feedback a alguém, ou possui receio de ser chamado para recebê-los? Uma conversa franca faz parte das atitudes de um líder, mas, para surtir o efeito desejado, é necessário tomar alguns cuidados para não causar um resultado inverso. Saiba mais com o Nube!
De acordo com a coach Bibianna Teodori, a mensagem pode ser recebida por alguns como uma crítica, fazendo-os se abalar com o posicionamento do gestor. “Muitos ficam na defensiva e se sentem humilhados ou envergonhados. Porém, isso acontece quando o feedback não foi aplicado da forma correta”, afirma a especialista.
Dica do Nube: A ação só surte efeito quando o receptor a encara como um estímulo. O emissor da mensagem deve apontar meios mais produtivos e enriquecedores, para que o aprendizado possa ocorrer.
Vamos conhecer algumas normas básicas de conduta para esse momento?
- Descreva o acontecimento em questão, exatamente como ocorreu, sem fazer juízo de valores.
- Seja especifico: qual comportamento deve ser aprimorado?
- Volte-se para a necessidade do receptor, não do emissor. Afinal, a reunião não é feita para extravasar raiva, decepção ou qualquer emoção negativa.
- Foque nas atitudes, não na identidade do receptor.
- Ajude a tornar esse bate-papo algo positivo, bem recebido e não imposto. Se você quer fazer uma bela colheita, precisa de terra e sementes saudáveis.
- Posicione-se rapidamente, logo após um acontecimento. Quanto maior a demora, as chances de esquecerem pontos cruciais aumenta.
- Busque validar a absorção do conteúdo tratado. Existe uma grande diferença entre ouvir e escutar. Ouvir efetivamente significa entender e observar as informações transmitidas.
De acordo com o professor Firmino Carneiro, do Centro Universitário Celso Lisboa, no Rio de Janeiro, "quando se unem conhecimentos acadêmicos com as habilidades exigidas em um estágio, o profissional passa a ter ou buscar novas atitudes e maneiras de lidar com situações. Nesse instante aparecem os talentos", afirma.
Agora, chegou a hora de encarar essa conversa com outros olhos. Está em suas mãos!
Boa sorte e conte com o Nube.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.