Você se interessa pela área da saúde e quer saber mais sobre o ramo da Fisioterapia? Se sim, leia atentamente esta matéria e tire todas as suas dúvidas. A escolha da profissão deve ser muito bem avaliada, por isso, o Nube vai te auxiliar!
O curso tem duração de quatro anos e a grade curricular traz matérias como anatomia, patologia, massoterapia e termoterapia. Segundo dados do último Censo Inep/MEC, matriculam-se 136.701 alunos por ano, mas concluem a formação 12.614. O número total de fisioterapeutas registrados no Coffito - Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional é de 220.550, dado referente a 2016.
Atualmente, 14 especialidades profissionais são reconhecidas: Acupuntura; Fisioterapia Aquática; Cardiovascular; Dermatofuncional; Esportiva; do Trabalho; Neurofuncional; Oncológica; Respiratória; Traumato-Ortopédica; em Osteopatia; em Quiropraxia; em Saúde da Mulher e Terapia Intensiva.
A graduação permite atuar em hospitais, clínicas, secretarias de saúde, entre outros. A carga horária máxima é de 30 horas semanais e o Estado de São Paulo concentra o maior número de fisioterapeutas. A remuneração para estagiários, de acordo com a Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio do Nube, é de R$ 669,24.
Para o Presidente do Coffito, Dr. Roberto Mattar Cepeda, “a profissão está em constante crescimento e evolução, por isso sempre há mercado para todo e qualquer profissional qualificado”, incentiva. Para ele, a dica mais importante é valorizar e respeitar a profissão na qual se pretende entrar. “Quem atua com dignidade e serve à sua missão, consegue se destacar”, ressalta.
A Fisioterapia, por ter uma formação generalista, acaba sendo multifacetada, com diversas áreas de atuação. “Se o profissional se dedicar o suficiente, o reconhecimento virá logo a seguir”, finaliza Cepeda. Além disso, Clara Mota Brum, professora na Fasap – Faculda Santo Antônio de Pádua, no Rio de Janeiro, dá o conselho final: “seja comunicativo, ético, saiba onde quer chegar, tenha metas estabelecidas e foco para atingi-las. Lembre-se: a paciência com a profissão, com os colegas de trabalho e com os futuros atendimentos fará toda a diferença”.
Agora é com você. Pense se a carreira te deixará feliz e conte sempre com o Nube!
Veja também: