Uma das principais dúvidas dos estudantes no momento de iniciar a busca por uma oportunidade é a forma correta de montar um currículo. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é preciso se diferenciar. Veja como nesta matéria!
Ter um documento atrativo pode ser o primeiro passo para conquistar uma boa vaga. No entanto, muitos ainda ficam receosos no momento de explorar suas habilidades. Para ajudar com o assunto, a Coach e presidente do Grupo RH, Luciana Ferreira, dá algumas dicas para montar um currículo campeão. “É importante destacar suas principais competências e deixar as informações principais em evidência, pois isso é um convite para o selecionador ler suas qualificações”, assegura.
O passo inicial é colocar seus dados pessoais como:
Contato: nome completo, endereço, e-mail e telefone;
Objetivo profissional: informe a vaga pretendida;
Histórico profissional: destaque suas três últimas experiências, com data de início e final, cargo, começando pela mais recente. Caso ainda não tenha nenhuma, coloque seus trabalhos voluntários, atividades desenvolvidas na escola, igreja, grupos e aptidões desenvolvidas nessas áreas;
Histórico escolar: formação acadêmica, cursos, especializações ou nível de escolaridade (ensino médio completo, por exemplo);
Conhecimentos: em informática, softwares, Internet e idiomas;
Cursos extracurriculares: compatíveis com a vaga, programas de intercâmbio e voluntariado.
O professor José Daniel Mendes Barcelos, diretor-geral do campus Cabo Frio da Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro, também ressalta outro fator muito relevante para os recrutadores. “Cursar uma pós é um grande diferencial. Pesquisas recentes comprovam como os profissionais com essa formação extra, ganham maiores salários em relação aos demais”, afirma.
Agora é com você. Boa sorte!
Leia mais: