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7 passos para uma boa gestão 

Notícia | 21/07/2016

Você foi promovido recentemente a um cargo de liderança e ainda tem algumas dúvidas quanto a postura e atitudes ideais a tomar? Nesta matéria, listamos dicas importantes para essa etapa da vida. Leia e não cometa erros primários.

Liderar talvez seja uma das tarefas mais difíceis no mercado de trabalho. Afinal, lidar com pessoas diferentes, as quais apresentam ambições, interesses e habilidades diversas, é bem complicado. Para não cometer gafes logo no início de sua gestão, Anderson Ozawa, especialista em prevenção de perdas, cita alguns passos essenciais:

1) Invista na seleção e recrutamento: ter as pessoas certas significa selecionar quem está alinhado e fiel a missão da empresa. Defina bem qual perfil você deseja para o seu negócio, quais experiências e técnicas devem possuir, e então comece a buscar. Contratar por necessidade sai muito caro. Contrate por alinhamento.

2) Dê as boas vindas: vai além de um kit com um informativo. Nessa hora, você deixa claro as regras da organização, quais os papéis e responsabilidades e insere a pessoa no time.

3) Capacitação inicial: antes de colocar o funcionário em campo, forneça capacitação para a função, seja em sala de aula ou na prática. Essa ação valoriza o colaborador e faz ele aprender os processos corretos, sem vícios.

4) Avalie com frequência: de acordo com a política de avaliação, sempre forneça o feedback aos colaboradores, orientado-os e reconhecendo seus resultados. Ter indicadores de desempenho é fundamental.

5) Tenha um plano de carreira: todos devem vislumbrar onde podem chegar e como podem chegar dentro de uma corporação. O planejamento dá visibilidade da política de crescimento e remuneração, estimula e engaja as pessoas, por saberem as regras claras do negócio.

6) Capacitação Constante: quanto mais horas de capacitação os colaboradores têm, melhor é o seu desempenho, mais se sentem valorizados e consequentemente os resultados são melhores.

7) Ouça as pessoas: ter um canal aberto de comunicação é vital para todos se sentirem em um ambiente participativo e colaborativo. Estabelecer programas de ideias, fomenta o envolvimento no negócio, nos processos, e quem está na operação tem na maioria das vezes uma solução ou um jeito simples para fazer suas funções.

“Aceite e proponhadesafios e novas formas de realizar o trabalho. Mantenha sempre uma atitude de aprendizagem”, recomenda Beatriz Balena, Pró-reitora de Pós-Graduação da UVA- Universidade Veiga Almeida, no Rio de Janeiro.

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