O uso do WhatsAPP se espalhou pelo país, devido sua agilidade, facilidade e baixo custo. Com isso, hoje, muitos optam por conversar pelo aplicativo, em vez de se esforçar em manter uma relação ao vivo, face to face. No entanto, até onde isso pode prejudicar no trabalho?
O app de troca de mensagens instantâneas é o mais popular do Brasil, com mais de 100 milhões de usuários. No mundo, 86% dos funcionários o utilizam para agilizar a comunicação com público externo e interno. E de fato, é uma mão na roda.
“Em tempos de home office e viagens constantes de trabalho, basta uma troca de mensagem, realizada em pouco mais de dois minutos, para obter sugestões, esclarecer dúvidas, fechar negócios ou noticiar algo relevante aos colaboradores da equipe”, explica Vivian Rio Stella, Diretora da VRS Curso. A rapidez na interação propicia, inclusive, uma imagem muito positiva para a empresa perante o cliente, além de criar engajamento e proximidade com os colaboradores.
Todavia, há cuidados a serem tomados para não ocorrer prejuízos aos negócios, à reputação da companhia e à relação entre os envolvidos. Nesse sentido, Vivian faz três alertas:
Não Perturbe: o horário comercial é sempre referência para não ser invasivo. Mesmo se as pessoas estiverem conectadas, com seus celulares ao lado do travesseiro, isso não deve nos habilitar a enviar recados profissionais a qualquer hora do dia ou da noite. A privacidade e a finalidade do uso do WhatsApp para público interno e externo devem ser respeitadas.
Reflita antes de enviar: cuidado com o tipo de conteúdo divulgado. É comum o envio de correntes, memes e vídeos divertidos para os colegas de equipe. E isso em si não é certo ou errado. Porém, nesses mesmos grupos resolvem-se problemas técnicos, tomam-se decisões corporativas, discutem-se estratégias, compartilham-se notícias profissionais – e nessa mistura de diversão e trabalho, muitos conflitos interpessoais podem ser criados, com efeitos não apenas no mundo virtual. Então, pense bem antes de dar o enter.
Registro garantido: mensagem enviada via WhatsApp vale como comprovação de acordo com cliente? Registros servem como documentação de transações, estratégias ou decisões corporativas? Muitos executivos e seus co-workers têm essa dúvida – e a resposta pode ser sim, se tudo for deixado bem claro durante a conversa virtual, a fim de evitar conflitos ou surpresas desagradáveis no futuro.
Segundo Maura Cruz Xerfan, Coordenadora do Serviço de Orientação à Carreira da Unicarioca no Rio de Janeiro, “os profissionais da geração Y possuem uma outra dimensão de tempo e espaço e esses jovens buscam efetivamente conforto no ambiente de trabalho”. Portanto, proibir as novas tecnologias pode não ser uma boa artimanha para aumentar a produtividade desses talentos. Explicar o uso correto e aprender com erros e acertos dá mais garantia de sucesso.
Boa sorte!
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