Cada vez mais cedo as pessoas têm assumido responsabilidades de liderar equipes e projetos nas organizações. Caso este seja seu caso, descubra com o Nube algumas dicas para vencer os obstáculos causados por uma promoção rápida. Dê o seu melhor!
No início da jornada profissional, é comum os profissionais ficarem inseguros com as novas metas, obrigações e projetos. “Ao ser promovido, o jovem fica cara a cara com seus medos”, revela Eva Buscoff, analista de treinamento do Nube. Diante desse cenário, ela orienta:
- Delegar tarefas: junto à independência, outra característica dos novos talentos é a proatividade. Porém, não é possível trabalhar sozinho e é preciso aprender a delegar tarefas.
- Segurar a inquietação: ainda há muito a aprender e promoções sucessivas podem deixar etapas para trás. A recomendação é permanecer no cargo por pelo menos um ano.
- Crie um modelo próprio: não tente copiar seus superiores. Desenvolva seu perfil por meio de suas competências mais fortes e do aprimoramento de suas características mais fracas.
- Humildade e coaching: ao encontrar-se em uma posição hierárquica mais elevada, o recém-promovido deve ter compreensão e aceitar os treinamentos. O processo irá ensiná-lo a se fazer respeitar pela equipe e a avaliar os pontos de melhoria.
Sendo assim, vale a pena investir nas relações humanas no ambiente corporativo. Desse modo, a comunicação torna-se clara e eficiente. Para Maíra Andrade, professora de IPT - Introdução à Psicologia do Trabalho, no Colégio Dom Pedro I/Rio de Janeiro, “quanto mais próximas forem as relações entre o jovem e seu gestor, mais liberdade eles terão para expor suas ideias e as tarefas serão mais assertivas ”, diz.
E você, já se planejou para o futuro? Não deixe de nos acompanhar diariamente e receber informações preciosas para seu sucesso!
Veja também: