Um conceito relacionado diretamente com o rendimento de uma equipe, é a motivação. Além dela, o engajamento também compõe grande parte do empenho dado pelos colaboradores quando executam suas tarefas. Para desenvolver esses dois aspectos no mundo corporativo, o gestor tem um grande desafio: conquistar a confiança de todos. Quer saber como fazer isso? Então leia esta matéria!
É fato: o ânimo para executar funções está diretamente relacionado ao trabalho do líder.
Para Paulo Vieira, master coach e fundador da Febracis, nem sempre é fácil conquistar a credibilidade de todos, mas o esforço é válido. “É essencial acreditar no seu chefe, pois só assim é possível trabalhar de forma eficiente”, afirma.
Pensando nisso, o especialista dá algumas orientações e dicas para quem está precisando ampliar as relações entre o time. São elas:
Cumpra sua palavra. “Uma promessa não cumprida destrói sua reputação e no seu potencial de liderança”.
Seja transparente. “Você não precisa revelar informações confidenciais e dados estratégicos. No entanto, os colaboradores devem ter clareza sobre a situação da instituição, dos resultados relacionados às suas metas e das possibilidades de crescimento”.
Não seja um “carrasco”. “Trate todos bem e com equidade. Não é só a produtividade o importante. Quando mostrar isso, se aproximará muito de conquistar a segurança de todos”.
Invista nos colaboradores. “Quando você quer valorizar um funcionário por ter feito um bom trabalho, procure oferecer um curso para ele, ou então o presenteie com um bom livro para ajudar no seu crescimento profissional ou pessoal”.
Incentive ao invés de apenas dar ordens. “Os colaboradores reconhecem a diferença entre receber uma ordem e ser encorajado. Motive a tomada de atitudes, ao invés de apenas dar comandos”.
Lara Freire é estudante de administração na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Campinas. Para ela, é fundamental ter uma boa relação com seus coordenadores. Atenção e disposição a dar feedbacks são essenciais para ela. “É crucial todos estarem juntos, pois fazem parte da mesma equipe e têm apenas um objetivo final: oferecer serviços de qualidade”, diz.
Agora, ficará mais fácil se comunicar e favorecer a relação com seus staffs! Ampliar conhecimentos é a atitude mais inteligente de qualquer profissional. Principalmente, para os chefes e gestores. Conte com o Nube sempre!