Você tem um cargo de liderança e ainda não entende ao certo como trabalha a Geração Y? Fique calmo, nesta matéria listamos algumas das principais características desses colaboradores. Fique por dentro e não passe por mais apuros.
Eles são a faixa etária mais expressiva no mercado de trabalho norte-americano e, globalmente, têm um poder de compra de U$2,45 trilhões. No Brasil, segundo a consultoria Booz Allen, serão 44% da população economicamente ativa do país até o final de 2016, movimentando R$ 268 bilhões.
“Por terem crescido em um mundo repleto de tecnologias e com novas culturas, foram feitos para serem livres pensadores, conectados, famintos e questionadores. Eles quebram todas as regras dos escritórios”, ressalta o presidente e COO da Sprinklr, Carlos Dominguez. Segundo ele, isso quer dizer uma coisa: você, o chefe com 30 anos de experiência, terá de mudar sua forma de pensar para utilizar ao máximo os atributos únicos deles.
Diante desse cenário, veja sete coisas sobre seus colegas mais jovens, para estimulá-los:
1-São profissionais e pessoais ao mesmo tempo: trabalho e casa não são coisas separadas para eles. Executam múltiplas tarefas e fazem malabarismos. Esperam flexibilidade de seus empregos.
2-Vão tentar fazer a diferença: querem sempre provar seu potencial, ter um bom desempenho. Eles têm mais opiniões e um alto índice de criatividade. Por isso, quem os lidera precisa apostar em iniciativas novas.
3-Querem ser empoderados: trabalharão por toda a organização para vê-la se movimentando e prosperando. Se você der oportunidades para demonstrarem liderança, irão sempre além para se superar.
4-Desejam mudança constante: não se impressionarão pelas promessas de crescimento profissional para daqui dez anos. Precisam saber sobre o amanhã, quais serão os próximos desafios. Se você quer tê-los por perto, seu negócio precisa se adaptar a este senso de urgência.
5-Sabem tudo: para essa geração, conhecer algo é o mesmo de ter acesso a isso. Aprendem não com suas cabeças, mas com as pontas de seus dedos. Instintivamente, conseguem achar um dado e isso desafia o aprendizado tradicional.
6-Geralmente entendem muito de tecnologia: eles têm sede de conhecimento. Naturalmente, são especializados em tecnologia e podem ser seus guias na adoção de novos softwares e ferramentas.
7-São o fio condutor com seus clientes: podem ser de muita ajuda para conectar sua empresa ao buzz on-line, respondendo às solicitações dos clientes, resolvendo seus problemas e ajudando a construir a voz do cliente moderno.
Além disso, Maura Cruz Xerfan, Coordenadora do Serviço de Orientação à Carreira da Universidade Carioca, no Rio de Janeiro, ainda ressalta como é importante para esses jovens o reconhecimento. “Os novos profissionais da Geração Y possuem uma outra dimensão de tempo e espaço e esperam uma rápida ascensão e conforto no ambiente corporativo. O fato de elogiar e beneficiar por suas ações positivas, potencializa o seu desenvolvimento e os instiga a aflorar seus melhores pontos”, assegura.
E aí, ficou mais seguro quanto a liderança desses colaboradores? Leia nossas matérias e mantenha-se atualizado!
Leia mais:
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.