Uma das principais cobranças e responsabilidades de um líder é em relação ao rendimento de seu time. Entretanto, ainda podem surgir dúvidas quando é necessário direcionar corretamente um quadro de pessoal rumo à alta performance. Quer saber como é possível fazer isso? Então leia esta matéria!
Definitivamente, quem assume cargos de gestão, sabe dos obstáculos e desafios a serem vencidos. Entretanto, para os jovens, a jornada do chefe pode ser mais leve. Isso foi apontado na pesquisa do Nube “Você acha fácil ser gestor?”. O levantamento contou com a participação de quase 23 mil estudantes e 87,50% responderam “depende de como a pessoa agirá com a equipe”.
Ariane Semensato estuda psicologia na Universidade Paulista (Unip), em Campinas e já estagia na área. Com base em suas experiências, ela aponta a característica indispensável para um bom chefe: “saber elogiar quando é necessário e também criticar, mas sem rebaixar ninguém”.
De fato, manter um bom relacionamento com todos é vital para o bom funcionamento do empreendimento. Para Maria Olívia Amoroso, coach e consultora, de São Paulo, existem alguns fatores responsáveis por uma boa liderança. “Autoconhecimento, boa comunicação, empatia, relacionamento interpessoal, capacidade de planejar e mobilizar o time para executar as demandas e obter bons resultados”, indica.
Além disso, saber ouvir, entender a linguagem e perfil de cada um pode auxiliar nesse processo. “Aceitar sugestões, ser o exemplo, agir com equilíbrio, ter um bom senso de prioridade, dar feedback e ter visão holística e sistêmica do negócio, são características cruciais”, diz. Para ela, isso é fundamental para o engajamento e a motivação de todos. “Esse é um dos vários papéis e funções do cargo”, diz.
Os desafios atuais do mercado também devem ser analisados para exercer essa função. “Passamos por um momento de transformação em um ritmo acelerado e devemos acompanhá-las. Como? Sendo o agente dessas mudanças e implementar as inovações”. Para a especialista, também é preciso atrair, reter e desenvolver talentos. “É preciso unir gerações, melhorar processos e atuar de forma estratégica, integrada, comunicativa e negociadora”, conclui.
Com essas dicas, você consegue ampliar a qualidade e a eficiência de todos do seu setor. Conte sempre com o Nube!