Você está em busca de uma oportunidade, mas ainda não se sente seguro quanto ao seu currículo? Fique calmo. Nesta matéria, listamos alguns erros cruciais e auxiliamos a encontrar a melhor forma de chamar positivamente a atenção do recrutador.
O processo é sempre muito parecido: o currículo é enviado, geralmente por e-mail, e a espera por um retorno permanece. Passam alguns dias e nada, meses e nenhuma resposta. “Muita gente, diante desse cenário, acredita não ter a capacitação necessária, quando na verdade, o erro pode estar no currículo apresentado”, explica a coach de carreiras e consultora em gestão de pessoas, Ana Lisboa.
Para afastar esse bicho de sete cabeças pra bem longe, a especialista listou sete dicas importantes:
1- Terceira pessoa do plural: dizer ‘nós fizemos’ ou ‘realizamos’ não faz sentido, porque o documento é pessoal.
2- Empregos registrados: se você aceitou um emprego sem registro em carteira, seja qual for o motivo, informe, pois toda experiência é importante.
3- Não colocar os objetivos: é preciso deixar claro para o recrutador qual função e área você deseja ocupar. Caso procure emprego em diferentes funções, tenha um currículo para cada um.
4- Erros de português: deslizes ortográficos são imperdoáveis, pois faz o selecionador questionar se o candidato está realmente preocupado em conseguir a vaga, além de demonstrar falta de capacitação.
5- Excesso de páginas: no caso de um profissional com pouca experiência, é possível resumir a experiência em pouco espaço. Nunca coloque letras grandes e espaçadas para parecer ter mais vivências.
6- Esquecer-se da diagramação: texto justificado, tópicos em negrito e uma letra sóbria são algumas das formas de deixar o currículo apresentável.
7- Telefone: o número informado precisa estar ativo e, pelo menos, ter alguém capaz de anotar o recado.
Siga os passos acima e não desanime. Um bom currículo, certamente, te deixará mais próximo de um ótimo estágio. Logo, a persistência deve se manter firme, pois a atividade fará toda a diferença em sua vida profissional. “Ao estagiar, o aluno colocará em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula e ainda deixará o estudante em contato com o mercado de trabalho”, afirma Beatriz Balena, Pró-reitora de Pós Graduação `Pesquisa e Extensão' da UVA - Universidade Veiga de Almeida, no rio de Janeiro.
Portanto, foco! Conte com o Nube em sua trajetória.
Veja também:
6 dicas: o que evitar no currículo?
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo “Nube Vagas” em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.
Todos os serviços para o estudante são gratuitos!