Hoje, com o uso das redes sociais, o cenário nas relações trabalhistas passa por mudanças, devido à tecnologia. A discussão sobre a liberdade de expressão na Internet e as demissões por justa causa crescem a cada dia nos tribunais. Para isso, o internauta deve ter bom senso e atenção ao postar nas mídias.
Segundo a advogada Karina Kawabe, as citações envolvendo o ambiente de trabalho ou até mesmo a própria empresa representam uma ação passiva de cautela. "Atentar contra à imagem, moral e reputação, declarar fatos falsos ou difamatórios podem ensejar a demissão imediata. Para não haver nenhum tipo de problema, uma grande saída é a política interna, com manual de boas práticas", sugere a especialista.
A seguir, estão algumas dicas para esse novo contexto no ambiente corporativo:
Para as empresas:
- Alertar o funcionário sobre a política interna;
- Vedar o acesso de sites não relacionados às atividades/funções do empregado;
- Controlar e monitorar páginas corporativas (Fan Pages ou Instagram) evitando conteúdos difamatórios.
Colaboradores:
- Evitar a utilização e interação no Facebook durante o expediente;
- Não misturar a vida pessoal com a profissional no universo on-line;
- Nunca fazer comentários ruins/pejorativos ou críticas em tom de desabafo contra sua companhia;
- Não manifestar excitação ou alegria quando alguém critica a sua firma ou o seu chefe.
A TV Nube recentemente fez uma reportagem sobre o assunto. Assista aqui e procure se informar sobre as normas. Não deixe isso atrapalhar sua carreira!
Para quem ainda está se inserindo no mercado, a sugestão é realizar um estágio, pois por meio dele é possível ganhar percepção sobre a rotina e cobranças da área escolhida pelo jovem talento. “É de suma importância o estudante pesquisar estabelecimentos de boa reputação e na entrevista perguntar sobre o desenrolar desse processo de aprendizagem”, comenta o Professor Sergio Lopes, do Sistema Ari de Sá, no Rio de Janeiro.
Gostou da nossa matéria? Fique sempre atento ao nosso portal e conte conosco para ter sucesso!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.