Com certeza muitas pessoas já pararam na frente da televisão para ouvir a “moça do tempo” falar sobre a meteorologia dos próximos dias. Porém, a profissão é muito mais complexa e cheia de áreas de atuação. Leia esta matéria e fique por dentro!
O profissional dessa área pode atuar em diversos segmentos, como: em pesquisa e na avaliação das condições atmosféricas; na análise de dados relativos a ventos, chuvas, insolação, temperatura e umidade do ar; interpretação de gráficos, imagens de satélites e radares, utilizando mapas e programas específicos de computador.
Na faculdade, o aluno aprenderá disciplinas específicas incluindo meteorologia física, climatologia, micrometeorologia, agrometeorologia e sensoriamento remoto. Há muita atividade prática em laboratórios, nos quais o educando desenvolve um intenso treinamento empregando técnicas modernas de previsão do tempo e se familiarizando com o uso de radares, satélites e sensores. Nesse caso, o estágio é obrigatório e não remunerado.
“Muitas empresas contratam profissionais da área para atender aos interesses do próprio negócio. Isso acontece, por exemplo, com organizações de provas esportivas, equipes de filmagens e diretores de cooperativas agrícolas”, informa Maria Gertrudes Justi, coordenadora de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ em entrevista para o Guia do Estudante.
Para quem se interessou pelo curso, existem algumas universidades de ótima qualidade no Brasil. De acordo com o censo Inep/MEC 1.126 pessoas se matriculam e apenas 57 concluem a atividade. Os números são baixos, mas há um grande mercado no país, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste.
O salário médio inicial, segundo o Confea - Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, é de R$ 3.270,00. Podendo sempre variar de uma organização para a outra.
Ficou interessado? Procure uma boa universidade e caminhe para uma carreira de sucesso. O Nube está nessa contigo!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.