Você sabe quantas pessoas passam fome em nosso planeta? De acordo com o último estudo do “O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo”, são cerca de 805 milhões. Ou seja, um em cada nove indivíduos na Terra. Com tanta gente em situação de miséria, cada atitude faz a diferença para alterar essa realidade. Por isso, listamos algumas dicas de reaproveitamento, capazes de ajudar o mundo e, claro, seu bolso.
Utilizar folhas e talos de verduras, cascas e sementes de frutas, além de ser uma prática sustentável, traz diversos benefícios à saúde. Afinal, possuem altos teores de fibras e são responsáveis por auxiliar no controle da glicemia, produzir sensação de saciedade, contribuir para a redução do colesterol e na eliminação de substâncias tóxicas do organismo.
Para ajudar a evitar desperdícios, as nutricionistas da Ajinomoto do Brasil separaram algumas dicas para a utilização de alguns alimentos de forma integral.
Sucos e chás feitos com cascas: bata a polpa junto com a casca ou, se preferir, utilize as partes separadamente. Um chá de casca de caju, por exemplo, diminui a glicose no sangue, enquanto o de kiwi aumenta a salivação e alivia o mal-estar da "boca seca", causado pelo uso de medicamentos. Quem sofre de muita acidez no estômago, deve apostar no uso da casca do caqui ou da pera.
Talos: podem ser aproveitados picados ou triturados em massas de bolos, pães e panquecas e ainda em ensopados, omeletes, farofas, recheios de torta e suflês, saladas, arroz e patês. O talo do brócolis diminui o risco de inflamações na pele e o de couve auxilia no controle da pressão arterial, além de prevenir câimbras. Mas atenção! Não utilize o talo de mandioca, pois é tóxico.
Folhas de legumes e vegetais: as ramas de cenoura, por exemplo, contêm cálcio, magnésio, zinco, ferro, fibras, clorofila e combinam muito bem com uma salada de folhas de beterrabas, ainda cruas. As folhas da batata-doce, da couve-flor, da abóbora, da mostarda e do rabanete também ficam uma delícia refogadas.
Sementes do bem: facilmente incorporadas às refeições diárias, as sementes são um presente à nossa saúde e contribuem para o aumento da saciedade e da massa magra, assim como a redução do colesterol e de inflamações como a celulite. Quando torradas e moídas, se tornam farinhas no preparo de bolos, pães e biscoitos.
Rafaela Gonçalves, analista de treinamento do Nube, incentiva: “Hoje não se fala mais “meu país” e sim “nosso planeta”. Dessa forma, preocupe-se em consumir produtos ecologicamente corretos, em fazer o descarte de matérias de acordo com a coleta seletiva, economizar água e luz etc”.
Entre nessa onda e ajude não só ao próximo, como a você também! Contamos com sua colaboração.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.
Matérias relacionadas:
Cinco frutas para combater doenças
Cuidado com o açúcar
Troca de lixo por alimento