Um dos aspectos mais buscados pelas empresas é o aumento do lucro e dos rendimentos. Porém, para fazer isso, é necessário se atentar a um conceito básico para construir um ambiente saudável: a diversidade. Quer saber maneiras de aplicar esse aspecto em seu empreendimento? Então leia mais!
Com um mundo cada vez mais inclusivo, é indispensável entender as diferenças como parte de um todo e adotar políticas de respeito. O preconceito é um aspecto extremamente delicado e prejudicial à saúde de um negócio. Portanto, favorecer as relações de empatia deve ser o objetivo de cada gestor.
Para Valéria Porto, diretora de Recursos Humanos do PayPal da América Latina, “investir na pluralidade traz resultados melhores para uma instituição”. De acordo com a especialista, as corporações vêm percebendo um fato interessante: quanto mais diverso for seu quadro interno, mais representados estarão seus clientes externos. “Esse formato favorece, e muito, a construção de melhores serviços, produtos e soluções. O resultado? Mais lucro”, afirma.
Segundo a diretora, contar com um time variado soma, também, pontos positivos nos rankings de reputação da sua marca. “O respeito genuíno à multiplicidade é capaz de gerar, portanto, reverência por parte dos consumidores, concorrentes e demais stakeholders. Além disso, traz mais espaço na mídia”, explica.
Com isso, é formado um círculo virtuoso capaz de promover a perenidade de qualquer empresa. “Atuar contra qualquer tipo de discriminação, também fortalece a deferência e o reconhecimento de suas particularidades”. Ainda de acordo com Valéria, esse aspecto também promove um ambiente propício à criatividade e à cooperação.
O intuito, então, é aumentar o rendimento e valorizar grandes talentos, por vezes deixados para trás por conta dessa questão. Débora Tullio, por exemplo, cursa psicologia na Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Campinas e já estagia na área. Ela almeja uma posição de liderança futuramente e acredita na disparidade dos desafios para quem é homem ou mulher. “Os profissionais não devem ser avaliados por esse tipo de aspecto, acredito”, afirma.
Como gestor, buscar analisar as possibilidades e torná-las seu ponto forte, pode ajudar a vencer a competitividade. Sendo assim, se sua corporação ainda não conta com times diversificados, é válido rever alguns conceitos e, assim, ampliar as chances de seus resultados melhorarem. Conte com o Nube sempre!