Gosta de moda, tem interesse pelo mercado têxtil e se enxerga trabalhando em uma confecção? Se a resposta foi sim, você tem grandes chances de obter sucesso no ramo de Produção de Vestuário. Conheça mais sobre a profissão e veja se é o caminho certo a seguir!
Com disciplinas de modelagem manual e informatizada, montagem e gerência de produtos, o tecnólogo tem duração de três anos. Reconhecido pelo MEC, o curso tem sua grade curricular voltada predominantemente para o desenvolvimento de peças de vestuário. Contudo, também contempla matérias capazes de preparar o aluno para atuar como um gestor de artefatos.
Um profissional da área atuará desenvolvendo roupas, de forma manual ou computadorizada, preparará fichas técnicas, poderá optar por ser um prestador de serviços para confecções, além de ter condições de empreender montando uma micro ou pequena empresa.
Quanto ao mercado de trabalho, a situação é bem positiva. “É um ramo responsável por empregar muita mão de obra, em torno de um milhão de pessoas no Brasil. As empresas contratantes podem ser confecções de diferentes portes, como marcas de moda, lojas e magazines”, explica Luísa Meirelles, coordenadora do curso de Tecnologia em Produção do Vestuário, no Senai Cetiqt – RJ.
Segundo ela, quem ingressa no campo ganha em torno de R$ 1.200,00, podendo chegar a R$ 8.000,00 ao se tornar o responsável por um setor de modelagem. Dentre os principais desafios da carreira, se destaca a necessidade de desenvolver produtos de maior complexidade técnica, seja na forma ou utilização de materiais tecnológicos, considerando sua qualidade e apelo comercial.
Todavia, algumas características são imprescindíveis para quem se interessa pela área. “Como o aluno atua nos bastidores do processo de desenvolvimento, é essencial suportar pressões quanto aos prazos de entrega e qualidade final. Fora isso, trabalhar em equipe é imprescindível”, enfatiza Luísa.
E aí, gostou das dicas? “Lembre-se: o futuro profissional deve estar sempre estudando para se manter constantemente atualizado”, incentiva a coordenadora. Então, invista em você e conte sempre com o Nube.
Boa sorte!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.