As promessas para o final do ano já estão começando a aparecer, principalmente quando olhamos para trás e notamos não ter cumprido as metas propostas para 2014. Você cuidou de sua saúde e bem-estar durante os meses anteriores? Portanto, chegou a hora disso acontecer! Já sabe para qual academia vai entrar? Seja você um malhador de primeira viagem ou um autêntico "ratinho de academia", alguns cuidados devem sempre ser tomados. Saiba como prevenir lesões e ficar com tudo em cima!
“O primeiro passo é escolher uma academia”. Essas são palavras de Fábio Fabregas, profissional de saúde no ramo de Educação Física, pela USP – Universidade de São Paulo. Segundo o especialista, verificar se a estrutura é adequada e com uma equipe qualificada é um processo importante. Além disso, “quando se escolhe um local de fácil acesso, ou seja, perto de casa, do trabalho ou no meio desse trajeto, fica mais difícil arranjar desculpas para faltar”, incentiva Fabregas.
Engana-se quem pensa ser só “chegar e treinar”. Afinal, passada essa fase, é hora de uma avaliação com alguém competente: “Muitas vezes, por meio de um rápido questionário, identificam-se alguns problemas e é fundamental o encaminhamento para um médico”, esclarece. Por essa razão, vale conversar com o professor, com a finalidade de minimizar riscos, moldar o programa e monitorar seus resultados.
Lembre-se: O pior equívoco é desistir depois de alguns dias. Lançamos a questão em nosso Facebook para saber a opinião de nossos estudantes e as respostas foram afiadas, ou seja, muitos já presenciaram o desleixo de colegas de treino. Para @Leandro Ikehara, por exemplo, o pecado é “pagar o plano anual e só ir nos três primeiros meses”. @Marcos F. Vieira diz notar, em muitos casos, “falta de paciência, pois malham errado e querem resultados rápidos”. @Débora da Silva reforça esse pensamento: “tem quem vá e não sabe o real objetivo de estar lá”.
Segundo Fabregas, tais erros estão ligados ao fato de muita gente não relacionar academia com saúde. Para ele, a principal dica é ter paciência: “Fuja de fórmulas mágicas e atalhos oferecidos por outros alunos e muito menos tente adaptar seu treino, sem permissão”, indica.
Dica do Nube: Para fechar a lista com chave de ouro, um acompanhamento nutricional também é recomendado. E nada de sair tomando vitaminas sem autorização!
Liste as atividades mais prazerosas para você e coloque em prática! E fique de olho, caso sinta dor, informe ao seu personal. Hoje, há diversos tipos de exercícios diferentes como o pilates, o yoga, danças diversas, lutas e até mesmo aulas de circo! O importante é levantar do sofá e mexer o esqueleto.
Já sabe por qual começar?
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.