Acaba de se tornar líder e ainda não sabe ao certo como dar um bom feedback? Listamos sete passos importantes para utilizar neste momento. Descubra quais são eles e coloque em prática o quanto antes.
De acordo com Ricardo M. Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting, o cuidado deve ser grande para as conversas estarem alinhadas aos objetivos da empresa. É necessário trabalhar melhorias das tarefas, ações motivacionais e evitar erros de comunicação e interpretação.
Para isso ocorrer de forma clara e sem ruídos, algumas dicas fazem toda diferença:
1 - Reflita sobre o momento adequado de trazer críticas construtivas e a maneira inteligente de receber e fazer bom uso delas.
2 - Evite começar falando sobre os pontos negativos da pessoa. Isso a colocará na defensiva e prejudicará o processo. Busque sempre iniciar de forma amena, para depois intensificar o assunto.
3 - Se preocupe com o local onde será realizada essa devolutiva. O mais conveniente seria procurar uma sala, onde não haja o risco de ser ouvido, nem tampouco interrompido. Também é relevante observar como o ouvinte reage às suas colocações. A expressão facial irá orientá-lo se o feedback está sendo positivo ou apenas complicando uma situação.
4 - Não há problema nenhum em se fazer uma exposição benéfica geral ao grupo, diante de outras pessoas. Porém cuidado, isso deve ocorrer de maneira delicada e planejada, pois até mesmo elogios mal colocados podem gerar problemas, principalmente em relação ao ciúmes da equipe.
5 - Uma avaliação 360º, deve acontecer individualmente onde você consiga englobar 100% dos colaboradores.
6 – Seja objetivo em suas explicações: evite a opção da dúvida e de expectativas irreais na cabeça do colaborador. Portanto, se prepare para esse procedimento com antecedência e liste os itens a serem abordados.
7 - Mostre-se sempre aberto para troca de ideias e, principalmente, esteja preparado a escutar a outra parte. Uma comunicação unilateral não surte os melhores efeitos. Por isso, fique pronto para ver o "outro lado da moeda".
Para Rafaela Gonçalves, analista de treinamento do Nube, a empresa também precisa investir em uma cultura de compreensão, na qual o feedback será um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento pessoal e, por conseqüência, para a melhoria dos processos e resultados organizacionais. “Tudo precisa estar interligado, pois com o crescimento profissional o indivíduo estará apto e com mais chances de realizar os objetivos propostos pela corporação”, explica.
Agora é com você. Coloque os conselhos em prática e alavanque sua carreira.
Boa sorte!
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