A infância e a adolescência são períodos de constantes descobertas para um indivíduo, tanto sobre si mesmo quanto a respeito do mundo à sua volta. Por natureza, essas épocas envolvem muitas dúvidas. Se a tarefa das pessoas mais velhas e experientes é saná-las, como fazer isso da melhor maneira possível?
Um dos temas mais polêmicos e difíceis de serem tratados é a questão da sexualidade. O seguidor da Fan Page do Nube, @Marcos Lucio, opina sobre o assunto: “a conversa não precisa ser necessariamente ligada a sexo, mas sobre diferenças de gênero, seus papéis na sociedade, mitos e dogmas”.
Além disso, existem os processos de desenvolvimento do corpo, responsáveis por levar reflexões e incertezas para os pequenos. “Às vezes nos pegam desprevenidos e nem sempre estamos preparados para esclarecer todos os questionamentos”, afirma o Dr. Marcelo Reibscheid, pediatra do Hospital e Maternidade São Luis e criador do portal Pediatria em Foco. Ele tem algumas dicas para abordar esses temas:
1 – Não puxe o assunto: Só fale algo se for perguntado, respeitando o aparecimento da curiosidade;
2 – Investigue: descubra quais conhecimentos a criança já tem sobre o assunto e como ela os adquiriu. Aja de forma natural e transmita confiança;
3 – Camisinha, DST’s e gravidez: dependendo da idade com a qual estiver lidando, vale a pena falar sobre preservativos. Explique a respeito da utilização como método contraceptivo e da proteção em relação a doenças. Não use o momento para sermões;
4 – Não se incomode: Não faça disso uma situação constrangedora para você. Evite se irritar e transmita as informações necessárias.
“Falar em sexo não induz ninguém a praticá-lo”, afirma o especialista, completando: “contos de fada e histórias sobre cegonhas não preparam para a vida real”. Se a verdade é sempre o melhor caminho, lembre-se dela!
O Nube deseja boa sorte!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.