Quantas vezes por dia você come pão? Sabe dizer qual o melhor tipo para nosso organismo e as qualidades de cada um? O Nube te ensina a diferença entre eles e esclarece quais são suas propriedades. Acompanhe nesta matéria!
Branco, integral, light, com grãos, centeio, a infinidade chega a ser imensa. Um dos alimentos mais antigos, datado de mais de 12 mil anos atrás, ganha a cada dia uma nova versão e conquista adeptos ao redor do mundo.
Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados (Abima), no Brasil, o consumo de pão de forma, por exemplo, cresceu 55% nos últimos cinco anos e alcançou 71% dos lares brasileiros.
Para @George Tavares, seguidor da Fan Page do Nube, a opção de massa fina é a melhor pedida. Já @Weverton Souto da Silva, vai no bom e velho pão francês e @Macena Guil complementa: “com mortadela é imbatível”. @Fabiana Daniel opta por “bisnaguinha com requeijão!” e @Tiago Tokuno Mota fecha com chave de ouro “pão de queijo é sempre o melhor”.
Em meio a tantas variedades, saber identificar qual é a melhor para sua saúde se torna fundamental. Por isso, a consultora em nutrição da Abima, Alessandra Godoy, faz uma breve explicação:
Integral: parte da massa é composta pela farinha integral. Pode ser acrescido de grãos ricos em fibras e gorduras boas.
Light: tem redução de pelo menos 25% de um dos seus componentes, os quais podem ser calorias ou a quantidade de sal. Verifique na embalagem.
Preto: é elaborado a partir de uma mistura de farinhas integrais, por isso é uma boa fonte de fibra. Alguns pães podem conter mel na formulação. Se o objetivo é a perda de peso, ou se você tem alguma restrição de açúcar, seu consumo deve ser orientado.
De centeio: o farelo do centeio é fonte de fibra insolúvel e colabora com o bom funcionamento do intestino, reduzindo o risco de câncer.
Com linhaça: por ser fonte de ômega-3, traz benefícios anti-inflamatórios, antioxidantes e auxilia no bom funcionamento do coração. Além disso, contém uma substância chamada lignana, semelhante ao hormônio estrógeno produzido pelas mulheres e pode ajudar na prevenção do câncer de mama e também no bom funcionamento do intestino.
Com aveia: a substância beta-glucana ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue e colabora com o bom trabalho do estomâgo.
7, 9, 12 e 15 grãos: possui grãos variados, de diferentes combinações. Importante ressaltar o fato de o número de grãos não corresponder a um teor maior de fibras. Vale a pena consultar o rótulo dos produtos para verificar.
Fora isso, de forma geral, é muito importante ficar atento ao rótulo e observar suas quantidades de sódio, açúcares e calorias. Uma boa opção é com a menor quantidade de sal, sem gordura trans e precisa ter 1,5g de fibra a cada duas fatias (50g).
Agora você já conhece os benefícios do pão nosso de cada dia. Saboreie-o, mas com moderação!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.