Com a tecnologia cada vez mais desenvolvida, como lidar com ela na hora de aprender? Papel e caneta ainda são muito utilizados nas salas de aula, mas especialistas estão detectando a importância de novos instrumentos. Você quer saber quais? O Nube te conta!
Trata-se da crescente aposta na educação multimídia. Ela envolve o uso de veículos de comunicação, programas de televisão, músicas, celulares, aplicativos, fotografia, vídeo, animação, entre outros. Assim, ela estimula a interdisciplinaridade e permite a avaliação, feita pelos alunos, de estratégias de localização do conteúdo.
Mas qual a melhor maneira de aplicar isso? O escritor e professor Marcus Garcia, organizador da série de livros “A Escola No Século XXI”, explica: “os projetos precisam incentivar o jovem a propor uma ação, apresentar um resultado prático ou demonstrar sua criatividade”. Tudo feito com base nos dados das múltiplas fontes e mídias pesquisadas.
Depois de realizar os trabalhos, os estudantes podem trocar experiências e construir o aprendizado de modo colaborativo. Além disso, é possível criar blogs, por exemplo, cuja finalidade seja reunir produções de diferentes turmas. “Ao abrir espaço para outras comunidades terem acesso a tais informações, damos oportunidade para o conhecimento circular”, completa Garcia.
E como funciona na sua escola? Se você se interessou por essa prática, trate de sugeri-la para seus colegas e seu professor! Quem sabe você não aprende de um jeito muito mais divertido?
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.