Para você, qual é a função de um smartphone? Celulares inteligentes vêm contribuindo para alfabetização de alunos brasileiros. Jovens ganham aparelhos altamente tecnológicos para fazer parte das atividades educativas em um aplicativo superdesenvolvido. Descubra mais sobre essa moderna novidade na matéria do Nube.
Intuitivo e desenvolvido em forma de jogo, o programa mistura texto, imagens, sons e símbolos para facilitar o aprendizado de estudantes do EJA, programa de educação para jovens e adultos. Em sala de aula, tudo permanece igual: professor, livros, cadernos, lápis, borracha, giz e quadro negro continuam presentes. No entanto, nos primeiros minutos da aula e em casa, as atividades são desenvolvidas no aparelho. "É uma ferramenta a mais", diz o professor Eleazar Silva, 28, participante do projeto em Itatiba, a 84 km de São Paulo. "A tecnologia é uma realidade nas nossas vidas e é uma coisa com a qual eles lidam na rotina", completa Silva.
Cidade natal do idealizador do Palma (Programa de Alfabetização na Língua Materna), Itatiba é uma das sete cidades paulistas escaladas para testar a ideia. Além dela, Pirassununga, Campinas, Araras, Franca, Santos e Ourinhos participam do projeto-piloto. São 260 alunos em 16 salas de aula do Estado.
A intenção dos organizadores, caso seja alcançado êxito no processo de aprendizagem, é a sua ampliação para todo o território nacional.
Gostou da ideia? Fique atento ao portal do Nube. Frequentemente abordamos temas de interesse dos jovens.
Sucesso em sua carreira e conte conosco!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!