Comer mais no frio: mito ou verdade? Nesta matéria você descobre por qual razão as pessoas costumam comer mais no frio e recebe dicas de uma especialista para não passar dos limites. Acompanhe e fique com a saúde em dia!
Para muitos, a época mais fria do ano é um prato cheio para se alimentar com uma frequência maior e, geralmente, de alimentos bem gordurosos. “É um período no qual tenho muito mais fome”, comentou @Ton Williams Ciriaco Godoi Ofializado, na Fan Page do Nube.
Para a médica nutróloga, Dra. Liliane Oppermann, a razão para isso acontecer se dá pelo fato de nosso organismo ser capaz de adaptar a própria temperatura ao clima, mas de não fazer isso sozinho. “Precisamos do apoio de elementos externos, os quais garantam a energia a ser trabalhada e acelerem o metabolismo para manter a temperatura interna por volta dos 37°C. E essa energia vem da comida”, explica.
Com esse gasto extra é possível consumir um pouco mais de calorias. Alguns estudos mostram: em temperaturas abaixo de 10° C, o metabolismo basal pode aumentar entre 10% a 15%. Isso significa cerca de 120 a 150 kcal a mais para as mulheres, e 200 a 250 kcal adicionais para os homens.
Mas, para a especialista, esse é um grande perigo. “Geralmente, escolhemos alimentos quentinhos, mais doces e gordurosos, os quais fornecem uma quantidade de calorias muito maior daquela necessária.O resultado disso: alguns quilinhos a mais na balança”, comenta.
Para não errar no cardápio, aí vão algumas dicas preciosas da médica:
Invista em comidas mais demoradas para serem metabolizadas e liberadas pelo estômago, como as proteínas (carnes, principalmente). Evite os carboidratos, pois eles dão a falsa sensação de saciedade, mas isso logo passa.
- Prefira sopas com legumes batidos, ao invés de creme de leite;
- Chás são ótimas alternativas para esquentar o corpo, além de deliciosos e diversificados;
- Utilize leite desnatado e achocolatado diet nos chocolates quentes;
- Dê preferência aos queijos brancos e lights, mas não exagere na quantidade;
- Abuse das frutas típicas da temporada: morangos, tangerina, laranja e maracujá. Elas podem ser consumidas constantemente e são boas fontes de vitamina C.
Aproveite o inverno da melhor forma possível e bom apetite!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.