Já ouviu dizer na carreira de musicoterapeuta? Esse profissional pesquisa a relação do homem com os sons para criar métodos terapêuticos e restabelecer os equilíbrios físicos, psicológicos e sociais do ser. Saiba como usar a música ao seu favor!
Por meio de instrumentos musicais, os cantos e ruídos podem tratar portadores de distúrbios da fala e da audição, ou mesmo mentais. Assim, quem possui dificuldades no aprendizado terá melhoria da qualidade de vida de idosos, pacientes com câncer e portadores do vírus HIV, por exemplo. O indivíduo graduado na área pode trabalhar em hospitais, clinicas, empresas, instituições de reabilitação e centros de geriatria e gerontologia.
Ah... engana-se quem acha necessário entender de instrumentos para ingressar nesse bacharelado! Porém, é recomendado certa afinidade com a linguagem musical. Dentre as disciplinas, estão história da música e neurociências, somadas ao aprendizado de alguns utensílios.
Quatro anos depois, já formado, vem o quesito mercado de trabalho: nele, há poucos especialistas; portanto, a demanda é boa! Segundo Elimar Barros, coordenadora do bacharelado em Musicoterapia, da UFG, em Goiânia, “hospitais no geral e instituições públicas também são empregadores”.
São poucos os concursos públicos para esse profissional, mas a situação está melhorando a cada ano. A maior demanda está nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. De acordo com a coordenadoria da FMU, o salário mensal inicial está em torno de R$ 2 mil reais, por seis horas diárias.
Dentre as escolas a oferecerem aulas, estão: UFG, em Goiânia; FAP- Curitiba; CBM-CEU, no Rio de Janeiro; EST, no Rio Grande do Sul; UFMG, em Belo Horizonte e FPA-SP, em São Paulo.
Gostou? Caso a resposta seja afirmativa, é um prato cheio para você! E o melhor: pode ajudar as outras pessoas. Ver o sorriso estampado no rosto do próximo não tem preço!
Boa sorte e conte com o Nube. Quem sabe essa é a carreira do seu futuro?
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.