Turnover. Você sabe o que essa palavra de origem inglesa quer dizer? No mundo corporativo, ela é definida como a "rotatividade de profissionais". Ou seja, quantos colaboradores são admitidos e demitidos em sua empresa em um período definido de tempo. Ficou interessado em saber mais? Confira tudo com o Nube!
O ideal para uma corporação é ter o número de turnover sempre baixo, pois ele traz indícios positivos. Um deles é a satisfação dos funcionários em trabalhar naquela companhia. "Se estou feliz, por que sair?".
Analisando pelo lado negativo, um alto turnover gera muitos gastos com processos seletivos e treinamentos. De acordo com Mariana Monteiro, colaboradora da área de Gestão de Talentos do Nube, "quando isso acontece a área de treinamento, ao invés desenvolver dinâmicas de aperfeiçoamento, irá ministrar o curso introdutório e de integração várias vezes".
Mariana ainda destaca outros fatores dispendiosos. "Também existe o gasto com o processo rescisório, em casos de demissão por parte da empresa e a multa de 50% do saldo do FGTS do funcionário. Há ainda as despesas "não mensuráveis", como as rotinas operacionais de conferência de documentação para admissão e solicitação de benefícios", explica.
Uma matéria do RH.com.br lembrou mais duas razões para ficar de olho nesse índice. Quando um colaborador sai, há um buraco nas atividades. Outros precisam assumir suas antigas funções! Isso gera acúmulo de trabalho para os remanescentes. Mais um ponto é o ambiente de tristeza instalado no trabalho. A maioria das pessoas não fica feliz quando um funcionário vai embora. Além disso, pode surgir uma insegurança geral, no caso de ele ter sido demitido.
Sua empresa está preocupada com a qualidade de vida e satisfação dos funcionários? Pense nisso! Muitas vezes o barato pode sair caro. Boa sorte em seus negócios e conte sempre com as dicas corporativas do Nube!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.