Você já ouviu falar dos alimentos do verão? Pois é, todos desejam aproveitar o clima de praia, sol e calor. Além disso, o período coincide com as férias, propiciando ainda mais os momentos de lazer. Porém, também exige alguns cuidados com nossa saúde. Aprenda com o Nube!
Nessa temporada, alguns alimentos devem ser privilegiados no cardápio, como frutas, legumes e verduras. Eles são excelentes fontes de minerais, vitaminas e fibras. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o certo é consumir, pelo menos, 400 gramas de frutas e hortaliças. Ou seja, cada indivíduo deve ingerir o equivalente a cinco porções de 80 gramas, em média, por dia.
A especialista Anna Bordini, da Clínica Bertolini, indica oito alimentos com água e sais minerais:
- Água de coco: rica em sais minerais e nutrientes, como cálcio, magnésio e vitamina C. Considerada um isotônico natural, é ideal para repor os líquidos e os sais perdidos em dias mais quentes.
- Pepino: com 15 calorias, é composto por aproximadamente 96% de água. O alimento ajuda a melhorar o funcionamento intestinal, sendo um diurético natural. É rico em potássio, proporcionando flexibilidade aos músculos e conferindo elasticidade às células da pele.
- Abobrinha: possui 95% de água em sua composição e também é rica em vitamina A.
- Espinafre: tem 94% de água em sua composição. Contém boa quantidade de cálcio, ajudando na contração muscular.
- Tomate: com 94% de água e 20 calorias, é uma fruta rica em potássio, fósforo, vitamina A e vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico, prevenindo doenças e o envelhecimento precoce, devido ao seu poder antioxidante.
- Melancia: possui cerca de 92% de água, por isso ajuda muito na hidratação. Possui licopeno e glutationa, antioxidantes responsáveis por proteger o organismo contra a oxidação celular.
- Brócolis: composta por 90% de água, além de ser fonte de fibras, micronutrientes e vitaminas.
- Morango: é composto por 90% de água e tem apenas 32 calorias. É um excelente aliado da memória e possui minerais como o fósforo, o potássio e o magnésio.
Já no verão, é essencial tirar do cardápio opções como sal, frituras, bebidas alcoólicas e carboidratos. Para a especialista, “é fundamental apostar em uma refeição leve, colorida e fresquinha com alimentos para não pesar no estômago e trazer mal-estar”. @Carol Xavier, seguidora do Nube, estuda nutrição na UFRJ e conta: “antes mesmo de estudar sobre isso, já me atentava aos riscos e benefícios de cada alimento”.
Gostou das dicas?
Agora nada de abusar no calor. Cuide-se e previna problemas de saúde!
Boa alimentação!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.