O que é mais importante em sua carreira? Essa pergunta define qual rumo sua vida profissional irá seguir. Será o salário mais importante em relação ao reconhecimento? Para responder a questão, o Nube realizou uma enquete em seu site. Veja os resultados!
A pesquisa ficou disponível de 10 a 21 de dezembro e contou com a participação de 4.834 internautas. As opções eram “Ter sucesso e reconhecimento”, “Estabilidade profissional”, “Uma profissão capaz de ajudar as pessoas”, “Atuar em uma empresa socialmente responsável” e “Ter um bom salário e benefícios”.
A opção campeã foi “Ter sucesso e reconhecimento”, com 39,35%. Para Lizandra Bastos, pedagoga e analista de treinamento do Nube, a alternativa foi a mais votada, pois contempla elementos afirmando o papel relevante do indivíduo no meio onde vive. “A carreira está associada a diversos aspectos fundamentais, como a satisfação das necessidades psicológicas (autoestima e identidade). Sendo assim, as pessoas buscam sua realização pessoal”, explica.
Depois, com 22,67%, ficou “Estabilidade profissional”. Para Lizandra, esse resultado é uma consequência da atual velocidade do mercado de trabalho. “Diariamente, novas necessidades surgem e modificam as relações trabalhistas. Esse cenário favorece a busca por segurança onde o profissional atua”, afirma.
Em seguida, veio “Uma profissão capaz de ajudar as pessoas”, com 18,62%, e “Atuar em uma empresa socialmente responsável”, com 9,87%. Diante de um mundo globalizado e com problemas visíveis no meio ambiente, é constatada pelos votos, a preocupação dos jovens em promover uma mudança positiva no mundo, buscando um papel atuante e relevante na sociedade.
Por fim, “Ter um bom salário e benefícios” terminou a pesquisa com 9,5%. Ficou surpreso? A especialista nos explicou o motivo. “Isso reflete o momento socioeconômico do país e a crescente busca por informação e aprendizado da população”, diz Lizandra. E completa: “A última alternativa é chamada de ‘necessidade elementar’. Ela já deixou de ser uma preocupação eminente. Hoje, as pessoas buscam aceitação e satisfação com seu trabalho”.
Com já observamos em outras pesquisas realizadas pelo Nube, há uma preferência pela “busca intelectual” quando a pessoa escolhe onde estagiar ou trabalhar. Você concorda?
A enquete terminou, mas se quiser dar alguma sugestão, utilize nossas redes sociais! Sua opinião é muito importante para melhorar nossa relação com estudantes, empresas e instituições de ensino.
O Nube agradece pela sua participação e já temos outra pesquisa no ar. Já votou?
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.