A Internet a cada dia se torna mais popular e, com isso, mais pessoas têm a oportunidade de navegar na web e acessar os diversos sites e bate papos. De acordo com dados de setembro de 2012, do Ibope NetRatings, existem 83,4 milhões de internautas, só no Brasil. Com um número tão grande de usuários, nem todos estão seguros.
Uma pesquisa realizada recentemente pela McAfee, divulgou como está a segurança dos jovens na rede. E o resultado, não foi dos melhores! Dos adolescentes vítimas de ciberbullying, apenas 30% contaram a seus pais o ocorrido e outros 26% não tomaram nenhuma atitude a respeito. Além disso, muitos admitiram o fato de certamente mudar seu comportamento on-line, caso os pais estivessem atentos a sua postura na rede.
Para o médico psiquiatra Jairo Bouer, é preciso estabelecer uma forte relação de confiança na família, a fim de os filhos se sentirem a vontade para relatar qualquer problema on-line. “É necessário acompanhar desde cedo as atividades virtuais dos jovens, para evitar perigos reais no cotidiano”, afirma.
Na Fan Page do Nube, nossos amigos falaram sobre a importância de monitorar o acesso à web. “Controlar soa como saber exatamente todos os passos do seu filho, quantos cliques dá, ou qual é a próxima palavra a ser dita no bate papo”, comenta @João Sergio. Para ele, é essencial ter uma boa comunicação. “O pai tem de deixar o filho ter sua privacidade, porém, tendo conhecimento de seus atos”, afirma.
Já @Paulo Severino acha válido o domínio. “Quando se dá liberdade demais, muitos podem ficar somente na Internet, deixando de sair com os amigos. Isso torna a pessoa menos social, isolada e ansiosa”, destaca.
Segundo @Camila Maciel é fundamental, pois crianças e adolescentes não têm limites. “Eles acreditam na bondade e sinceridade de todos e, muitas vezes, colocam suas próprias vidas em risco”. E @Rodrigo Brito complementa: “Os pais devem ter o controle e saber conversar sobre os riscos, mas isso não significa extrapolar os limites e fuçar a vida dos filhos”.
Opiniões a parte, tenha sempre em mente o fato de a web ter pessoas de todos os estilos. Então, não se deixe levar por uma conversa ou promessas. Procure usar essa ferramenta a seu favor, como, por exemplo, para conquistar um lugar no mercado de trabalho.
Se for essa a intenção, conte conosco em sua trajetória de sucesso!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.