Não ter hora certa para chegar ao escritório pode ser o sonho de muitos profissionais, mas não resolve o conflito entre vida pessoal e carreira. Essa é uma das conclusões de um estudo feito por pesquisadores da Ibmec/RJ com 296 empregados de empresas públicas e privadas. Qual é a sua opinião?
Muitas vezes, a flexibilidade de horário pode se transformar em grande vilã em relação a qualidade de vida. Não ter hora certa para trabalhar tem dois lados: pode resultar em mais tempo com a família ou também fazer o profissional trabalhar mais. Vale a pena?
Isso ocorre quando o gestor estabelece uma liberdade para o colaborador e muitas vezes ele também se sente à vontade para procurá-lo a qualquer momento. As novas tecnologias, como os smartphones, ajudam as pessoas a ficarem conectadas 24 horas por dia ao trabalho.
Segundo o estudo da Ibmec/RJ, 70% dos entrevistados vivenciam algum tipo de conflito entre a vida profissional e pessoal e metade considera seu horário de expediente flexível. Foi-se o tempo quando as mulheres viviam mais intensamente o problema de gerenciar trabalho e família. De acordo com o levantamento, a diferença não se dá no gênero, e sim no fato de ter ou não filhos.
Para o estudante @Felipe Souza, a grande vantagem é poder organizar seu horário de serviço com alguns compromissos da agenda pessoal. "Mas é importante isso não ser constante, para o relógio biológico não ficar 'desorientado' e acabar prejudicando o rendimento e a qualidade de vida", conta. @Sueli Gutierrez pensa da mesma forma e completa: "A desvantagem é de nem sempre poder contar com o colaborador quando a empresa precisar".
Qual das duas opções você prefere? Esse também é um ponto a se pensar na hora de escolher onde irá traçar seu futuro profissional.
Conte com o Nube e preste atenção ao relógio. O tempo está passando!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!