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Pessoas difíceis no trabalho  

Notícia | 25/10/2012

Muitas vezes o ambiente de trabalho pode ser desafiador. Na carreira, é preciso lidar com diferentes tipos de pessoas e comportamentos. E se quer ganhar pontos, precisa entregar resultados e ainda manter um bom relacionamento com a equipe. Mas quase todo lugar tem pessoas difíceis de lidar, podendo afetar sua produtividade. O Nube preparou uma matéria sobre o assunto. Acompanhe e fuja de dificuldades!

O primeiro passo é entender como essa pessoa te afeta e saber reconhecer se o problema é com todos ou apenas com você. Depois, faça uma reflexão dos motivos de a convivência se tornar complicada. A diplomacia pode ser o melhor caminho nesses casos. O que acha de chamar o colega para um almoço? Esforce-se para entender o ponto de vista do outro, fale menos e ouça mais.

Para Rafaela Gonçalves, colaboradora da área de treinamento do Nube, muitas vezes é preciso mostrar para a pessoa o seu desagrado, com elegância, é claro. “O melhor caminho é ter uma conversa franca e expor as suas ideias sobre o assunto. Isso pode até aumentar a confiança entre os dois”, conta.

Se a situação ficar complicada, pode ser o caso de envolver o chefe no assunto. “Agende uma reunião com todos os envolvidos e diga suas dificuldades, sem expor ninguém. Cite exemplos, mas com muito bom senso. Evite falar mal de seus colegas, pois pode impactar negativamente sua imagem com o gestor”, ressalta Rafaela.

Um grande problema nesses casos é deixar interferir na vida pessoal. É bom estar sempre munido de controle e inteligência emocional. Jamais responda na mesma moeda e seja objetivo. Estruture o seu discurso com fatos e não com sensações, fornecendo dados consistentes e racionais para mostrar o melhor caminho da solução.

O importante é ser verdadeiro. Fale os pontos de desagrado, mas não em tom acusatório, pois isso poderá levar a conversa para outro nível. Formalizar essa comunicação ajuda também a evitar fofocas entre a equipe.

Lembre-se: antes de tomar qualquer ação, verifique a real importância de sua percepção. Pedir um feedback de outros colegas pode ser outra maneira de perceber o próprio comportamento.

Alguém te incomodou? Adote as orientações e tenha um trabalho com o ambiente saudável! Conte sempre com as nossas dicas e sucesso!

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