Emagrecer, ganhar mais, ser mais produtivo, poupar e investir. Esses são alguns dos desejos de melhorias mais comuns das pessoas, em relação às suas vidas e carreiras. O Nube preparou uma matéria para orientá-lo nessas questões. Se você tem algum sonho, acompanhe!
Segundo Fábio Zugman, autor de “Administração para Profissionais Liberais” e “Empreendedores Esquecidos”, a maioria das pessoas está acostumada a ver a mudança como desafio. Em seus títulos, dicas para alcançar objetivos não faltam: economizar no cafezinho, cortar gorduras, e assim por diante.
Em frente a tantos conselhos, o autor oferece algo inusitado: “Não conte com sua força de vontade”.
Como assim não ter força de vontade? Calma! A gente explica. Se você quer entrar em forma, é pertinente matricular-se em uma academia e sacrificar momentos de lazer ou trabalho enquanto atinge sua meta. Caso queira economizar mais dinheiro, deve abrir mão dos prazeres do consumo.
Para Zugman, todos nós temos sistemas, hábitos e movimentos incorporados ao nosso dia a dia. Então, o segredo para a mudança não é desafiar esses hábitos com a força de vontade, mas sim criar mecanismos para os velhos costumes serem substituídos, tornando a alteração esperada em algo natural.
“Vamos dar o exemplo de uma dieta”, diz o autor. “Se você tem a mania de almoçar no mesmo restaurante e comer uma sobremesa, pode ser uma tortura continuar frequentando o mesmo local e evitar sempre aquele bolo. A solução pode ser não frequentar mais o local. Dessa forma você cria um novo hábito em sua refeição”.
Quando você estabelece um comportamento novo, está substituindo por completo a velha ação e não precisa lutar com o antigo costume. Segundo Zugman, depender da força de vontade é cansativo. Por isso ocorrem as recaídas no processo de mudança, incluindo reações exageradas. “É o caso de quem passa a semana evitando chocolate, mas perde o controle no fim de semana e acaba comendo uma caixa de bombons”, explica.
Além disso, depender da persistência cansa. Por exemplo, deixar um pacote de biscoitos na gaveta e passar o dia resistindo a ele pode fazer o seu nível de estresse aumentar. O autor sugere, por último, tomar cuidado quando se está cansado. Várias tentativas de mudanças falham quando, por um motivo ou outro, a pessoa está desgastada.
Zugman finaliza: “Gostamos de acreditar na força de vontade como forma de vencer, mas geralmente essas ocasiões deixam o indivíduo em uma situação pior. Nesse caso, a melhor coisa a fazer é dar um tempo, descansar e procurar uma nova rotina para resolver os problemas”.
Tente aplicar em seu dia a dia e conte para o Nube como foi a experiência.
Boa sorte!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.