A demissão pega muitos de surpresa. Seja qual for o motivo, nunca é fácil encarar essa situação. Após o ocorrido, bate o desespero: e agora? Para a maioria, a recolocação se trata de um bicho de sete cabeças, mas saiba: esse é o melhor momento para fazer uma autoanálise e enfrentar empecilhos. Veja como lidar com os obstáculos dessa fase!
Para Fernanda Andrade, gerente de hunting e outplacement da Human Intelligence, esse período é desafiador por envolver disciplina e reflexão sobre a vida no quesito carreira, além de ter atitude para realizar mudanças. “Este é o momento de avaliar as competências e fazer um planejamento para enfrentar essa etapa, sabendo: a mesma é transitória”, esclarece.
Narita de Oliveira, de Campinas, é especialista em compras e está atrás uma nova chance. Segundo ela, após ficar entristecida com a situação em questão, ela uniu forças para se reerguer e ir em procura de uma oportunidade. “É chegada a hora de atualizar o currículo e redes sociais. Fiz pesquisas nas páginas de pessoas influentes e experts no assunto e busquei fontes confiáveis de divulgação de vagas”.
Dessa maneira, ela começou a identificar seus pontos frágeis e procurou formas de melhorias, como fazer alguns cursos de sua área. Observar isso foi de muita ajuda para seu crescimento e amadurecimento. Portanto, para ajudar as pessoas nesse processo, Fernanda separou alguns passos:
Currículo: é preciso atualizá-lo de forma a dialogar com o mercado atual. Ele deve apresentar as competências técnicas e resultados profissionais, os quais o diferenciam.
Networking: além dos famosos “cafezinhos”, é interessante realizar a prática por meio das redes sociais. Não esqueça de manter o perfil atualizado e se fazer presente.
Cursos: a reciclagem é fundamental, sobretudo, porque te permite expandir o leque de opções. Vá além de sua área de conhecimento, abrindo-se realmente a novos horizontes.
Novos desafios: esteja preparado a assumir postos diferentes. Um trabalho em uma área desconhecido e um novo cargo, por exemplo. Saia da zona de conforto, você pode se dar muito bem.
Empreendedorismo: estar fora do mercado, muitas vezes, serve de empurrão para quem já tinha vontade de empreender. Tire aquela ideia antiga do papel e entre para o mundo dos negócios de uma maneira diferente.
Para Fernanda, independentemente da decisão a ser tomada, o mais importante é se animar com as possibilidades. “É importante estar disposto e de coração aberto para assumir novas empreitadas. Disposição e força de vontade são itens indispensáveis na vida de qualquer profissional”, finaliza.
Gostou das dicas? Vá atrás de seus objetivos profissionais e não desista de reconstruir uma carreira de sucesso! Conte com o Nube.