Nascidos entre 1980 até meados dos anos 90, a Geração Y já deu muito o que falar. Pouco a pouco, ela está começando a preencher a maior parte dos postos de trabalho nas empresas. Uma de suas maiores características é a necessidade de um feedback constante. Saiba como lidar com a situação!
Uma pesquisa realizada com 450 donos de empresas de pequeno, médio e grande porte apontou como está o comportamento dos executivos nesse quesito. Antes de participarem de um Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios no Brasil, a média geral era de 3,36 (sendo zero para "não aplico feedback" e dez para "aplico totalmente"). Após o treinamento, pulou para 7,48!
Luiz Fernando Garcia, especialista em gestão comportamental aplicada ao mundo dos negócios, é o criador dessa nova metodologia. Ele dá seis dicas para melhorar ainda mais sua postura como gestor:
- Preparação: Pense em aspectos positivos e negativos, privilegiando os fatos mais importantes;
- Ambiente: Vá, de preferência, até a sala do colaborador. Deixe claro para outros funcionários se tratar de uma reunião. Evite interrupções!
- Regras: Enquanto um fala, o outro anota. Depois, troquem os papeis. Assim, cada um terá tempo para refletir e dar seu ponto de vista.
- Tema: Comece pelos pontos positivos. Essa atitude ameniza a resistência para ouvir os negativos.
- Tom: Use exemplos específicos, sem generalizar. Assim, tudo fica mais claro para o funcionário! Traga o problema para você: "eu me sinto desconfortável" é melhor quando comparado a "você é isso ou aquilo!".
- Fim: Relembre os principais pontos do primeiro passo. Isso ajuda a fixar o conteúdo!
Caso você, estudante, faça parte de uma companhia cujo feedback não é constante, veja algumas sugestões com o Colaborador de Treinamento do Nube, Rodrigo Lopes, para realizar o processo com seu chefe.
"Antes de iniciar essa aproximação, prepare-se! O primeiro passo é elaborar uma auto-avaliação, contemplando os itens mais importantes do seu cargo. Depois, procure conversar com colegas de trabalho a respeito de suas anotações. Por fim, perceba o melhor momento para abordar seu gestor. Só o fato de se mostrar proativo já contribui e muito para seu crescimento!".
O Nube já mostrou o caminho; agora é com vocês, gestores e estudantes! Lembrem-se: a conversa é o melhor caminho para resolverem atritos e orientarem uns aos outros para o crescimento da empresa e de todos como profissionais. Boa sorte em seu próximo feedback!
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