Eis um dos dilemas do século XXI: manter-se no peso ideal. Para a maioria das mulheres, o corpo perfeito se resume a um abdômen sequinho, por exemplo. Muitos homens também já se preocupam excessivamente em estar fisicamente na forma certa. Você tem dificuldades nesse sentido? O Nube te ajuda a ser saudável e ter a autoestima elevada.
Estar acima do peso nem sempre abala tanto quanto uma barriguinha tonificada. A genética influencia, mas os hábitos alimentares e o sedentarismo auxiliam na piora do quadro. Segundo a endocrinologista Carolina Mantelli Borges, da Clínica de Especialidades Integrada de São Paulo, controlar o aparecimento de gorduras não é tão difícil quanto parece. “Só fazer abdominais não é o mais indicado, pois eles irão contribuir para muito mais para definir os músculos da região e não para eliminar excessos indesejados”.
Para a especialista, o ideal é a junção de uma alimentação adequada e balanceada (de acordo com o metabolismo, consumo e gasto energético de cada um), a uma combinação de exercícios aeróbicos (principalmente os de menor intensidade e maior duração).
A médica, Carolina Mantelli, narra truques “mágicos” no combate à gordura na região da barriga.
1. Evite o consumo de carboidratos depois das 19 horas. O excesso de carboidratos neste período será armazenado e convertido em gordura.
2. Mastigar bem os alimentos facilita a digestão e impede um fluxo maior de sangue.
3. Acrescente mais fibras no prato, elas colaboram com a digestão e mantêm sua saciedade e níveis glicêmicos por mais tempo. As verduras e alimentos integrais favorecem o bom funcionamento do intestino. Elas podem ser encontradas nas frutas, hortaliças, granola, aveia, linhaça, entra outros. Mas não exagere na quantidade, podem causar inchaço pela produção de gases e aumento do bolo fecal. Quanto mais fibras, mais água você terá de beber para não ter esse efeito.
4. Beba bastante água: 30 a 40 minutos antes e depois das refeições. O mínimo de água exigido pelo corpo é de dois litros por dia. Poupe tomar bebidas gaseificadas, elas dilatam a barriga e ainda contribuem para a retenção de líquidos, causando inchaço, devido a grande quantidade de sódio em suas fórmulas.
5. Não consuma alimentos muito salgados, eles provocam retenção de líquido responsável pela sensação de barriga inchada. Fique atenta aos molhos prontos para temperar saladas, sopas de saquinho, refrigerantes, azeitonas e condimentos na comida.
6. Faça exercícios. A corrida é uma ótima aliada no quesito perder circunferência. Ele tonifica os músculos do corpo, libera o stress e aumenta a circulação sanguínea.
7. Invista nos chás. Alguns deles ajudam na digestão e possuem efeito diurético. Beba pelo menos de três a quatro xícaras por dia. Prefira tomá-los sem açúcar. O chá-verde acelera o metabolismo e ainda auxilia a queima de gordura.
8. Durma em média seis a oito horas por noite. Ter um bom descanso é essencial para manter a saúde. Se o corpo não tem uma pausa, acaba solicitando mais alimentos para se manter bem. O apetite aumenta juntamente com a ansiedade e acaba criando a necessidade de comidas mais gordurosas.
Aprendeu com as dicas? Fique atento ao nosso portal, sempre divulgamos notas construtivas para a vida e carreira do jovem.
Sucesso e saúde à todos são os votos da equipe Nube!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!