Quem não gosta de utilizar a Internet? Essa ferramenta, presente na vida de pessoas de todas as idades, possui muita coisa bacana para ser aproveitada. Por outro lado, ela pode ser um instrumento para ofensas e agressões, prejudicando as pessoas. Veja com o Nube quais “regras” devem ser seguidas para não ficar constrangido.
Quando usada para promover a violência, estimulamos o aparecimento de leis e normas. Isso, de certo modo, ameaça a liberdade de expressão, algo tão enfatizado e esperado pelos cidadãos. Por exemplo, quem nunca viu no Youtube algum vídeo de colegas ou desconhecidos sendo humilhados, apanhando ou em “maus lençóis”? Isso é um grande problema, embaraçando a vida da vítima.
Pense na seguinte situação: e se fosse você? Diante de todos os seus amigos, parentes distantes, fora os milhares de internautas assistindo você sendo ridicularizado? O uso da rede para intimidar é reconhecido como “Ciberbullying”. Assim, muitas instituições e pais proíbem o uso de muitos sites.
Saiba: muitos jovens agressores já foram obrigados a pagar multas na justiça por terem insultado pessoas por e-mails, SMS, vídeos e chats. Logo, sejam colegas ou professores, mantenha um bom relacionamento com seus usuários.
Dica do Nube: a Internet não é uma “terra sem lei”. Hoje, não existe mais aquele pensamento “posso tudo e ninguém vai me achar”. Precisamos ser educados para não termos um futuro on-line de proibições, virando até casos de polícia.
Lembre-se: uma vez postado, é difícil de ser retirado. Por isso, nada de divulgar fotos de sua intimidade, pois isso pode cair na mão de pessoas maldosas.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.