Com a agilidade e rapidez na comunicação, proporcionadas pelas novas tecnologias, as pessoas descobriram um meio mais eficaz para suas reclamações: as redes sociais. Os sites viraram verdadeiros focos de insatisfação de consumidores, os quais viram seus problemas resolvidos com maior prontidão.
O Twitter foi um dos maiores receptores das críticas e terminou o ano passado com mais de 270 mil queixas. Os internautas utilizaram a hashtag #fail, para reivindicar seus direitos e, no ranking dos piores comentários, a categoria alimentação foi a vencedora.
Incluindo restaurantes, bebidas e produtos do gênero, o ramo alimentício recebeu 119,5 mil posts negativos. Com isso, saltaram do 5° lugar, obtido em 2010, para o mais citado em 2011. Em compensação, as operadoras de telefonia, antes donas do primeiro lugar, passaram a ocupar a segunda posição, com 56,7 mil postagens contra seus serviços.
Além desses, outros segmentos também receberam fortes reclamações. Entre eles, estão os eletroeletrônicos, bancos, seguradoras e provedores de Internet, companhias aéreas, instituições de ensino, cosméticos e produtos de higiene, entre outros.
Por meio da Fan Page do Nube, @Carol Matos deu sua opinião sobre o assunto. Ela, por já ter vivido na pele a insatisfação com uma marca, não pensou duas vezes para usar os sites de relacionamento como grandes auxiliadores. “As empresas se manifestam rapidamente e parecem atender melhor as solicitações dos clientes”, afirma.
Para @Diego Bonfim, muitas organizações fazem pouco caso das reclamações feitas pelo SAC. “Por isso, acho justo reclamar e alertar as outras pessoas sobre o problema”, destaca. @Juan Hormedo, concorda e ainda complementa: “hoje, as corporações não tem como fugir do tratamento com qualidade e bom atendimento. Toda falha será refletida na web”.
Então, você já sabe. Caso algo te desagrade, não perca tempo e use as redes sociais a seu favor!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.