O Brasil está vencendo a guerra contra o desmatamento da Amazônia. Consegue acreditar? Pois de fato nem tudo parece estar perdido. A BBC de Londres acompanhou operações de agentes ambientais brasileiros na maior floresta tropical do mundo e se convenceu da seriedade na preservação da natureza. Saiba mais na matéria do Nube e compartilhe as informações.
O jornalista inglês, Justin Rowlatt, fez uma jornada pelo chamado “arco do desmatamento” da Amazônia, uma gigantesca área cujo limite começa nas bordas do nordestino estado do Maranhão, passa pelo sul do Mato Grosso e abrange todos os estados da Região Norte. Anos de operações clandestinas foram destruindo boa parte da mata original nessas regiões.
Rowlatt acompanhou a equipe liderada por Evandro Selva, um agente ambiental do Ibama, durante uma atividade rotineira no território amazônico: descobrir quem está desmatando ilegalmente. O jornalista descreve a odisseia desde o início: “Evandro e os companheiros detectam, via satélite, árvores sendo retiradas de determinado ponto da floresta por algum motivo desconhecido e combatem os focos ilegais”, afirma.
Munidos de armas e roupas camufladas, os agentes imediatamente subiram a bordo de um helicóptero para averiguar o problema e convidaram o repórter a presenciar a missão. No ar, Rowlatt teve a percepção das áreas gigantescas da floresta já castigadas pelo intenso desmatamento praticado por brasileiros e estrangeiros nas últimas décadas. Entre 1996 e 2005, a Amazônia perdeu anualmente 19.500 km², praticamente o espaço do estado de Sergipe.
Com agilidade militar, os helicópteros encontram constantemente carretas de caminhões com troncos e mais troncos de árvore. “O pouso é rápido, mas a velocidade não é suficiente para pegar os contraventores em flagrante. Todos fogem ao sentir a presença do Ibama nos céus da Amazônia”, lamenta o britânico.
No entanto, a BBC se diz otimista quanto ao futuro da Amazônia. O Brasil se comprometeu, em 2004, a reduzir a destruição da Amazônia em 80%, até o ano de 2020. Um indicativo, conforme acredita o jornalista, de esperança na conservação de um dos maiores recursos naturais da humanidade. Além disso, a seriedade e precisão do Ibama, também foram aspectos elogiados pela emissora inglesa.
Qual é a sua opinião? Para a supervisora de atendimento do Nube, Camila Ferreira, ações de proteção à natureza são de extrema importância não só para a Amazônia, mas para a salvação do planeta. “As empresas e o povo brasileiro em geral passaram a dar mais valor à preservação quando assunto começou a ser mais abordado e até tem sido colocado em prática, por exemplo, em Belo Horizonte, com a proibição das sacolas plásticas”, ilustra a gestora.
Fique sempre de olho em nosso portal. Abordamos frequentemente temas de grande importância para estudantes. Sucesso em sua carreira e conte com a gente!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.