Nas últimas semanas, diversos sites realizaram protestos contra o SOPA (Stop Online Piracy Act). Conseguiu entender o debate? Sabe até onde ele pode influenciar no agitado mundo virtual? O projeto de lei da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos quer bloquear e monitorar o acesso a sites do mundo inteiro, quando considerados violadores da propriedade intelectual no território do país. Saiba mais.
Wikipedia, Reddit, Mozilla, WordPress, Cheezburger On-line, Twitpic, e a Softer World. Você possivelmente já precisou de algum desses portais. O ponto em comum entre eles é a adesão ao movimento “Stop SOPA”, paralisando por completo seus serviços. De acordo com a proposta norte-americana, um site poderá ser bloqueado pelos EUA por conter qualquer link direcionando para uma página acusada de copiar ou reproduzir materiais (textos, imagens, vídeos, áudios) de pessoas ou empresas do país.
O método a ser utilizado, caso a ideia obtenha a sanção do presidente, é o bloqueio nos servidores de DNS (endereços dos sites), o mesmo usado pelo governo americano contra o Wikileaks, existente também na China, no Irã e na Síria. Se um blog for acusado de violar o copyright de algum americano, o Google e o Yahoo, por exemplo, seriam obrigados a deletar todas as referências a ele. "Sempre assisto filmes pela Internet. Essa lei dificultaria o meu entretenimento e o da maioria dos jovens"
O tópico #StopSOPA é o mais comentado no Twitter em 2012, superando reality shows e festivais de grande porte. "Essa questão interfere diretamente na sociedade em geral, pois nós usuários estamos conectados nas redes sociais, compartilhamos idéias e temos direito de acessar sites de entretenimento, como os de músicas e filmes", opinou a seguidora do Nube no Facebook, Ilane Santos. Participe de nossos debates e esteja atento aos temas das atualidades, pois eles poderão ser questionados em processos seletivos e entrevistas de emprego ou estágio.
Boa sorte em sua vida profissional e conte conosco!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!