É muito comum bater aquela ansiedade quando concluímos o ensino médio e chega a data do exame de admissão na faculdade. Para não transformar essas emoções em angústias, leia essa matéria do Nube e saiba se preparar do melhor modo.
Muitas universidades solicitam ao aluno a realização de um exame para conseguir ingressar na instituição. Para isso, programe-se para estabelecer alguns pontos de reforço, preparando-se para não dar aquele friozinho na barriga.
Separamos alguns tópicos para você se atentar e se sair bem na avaliação. Dê uma olhada:
1 – Planejar suas leituras: enquanto lê, seus pensamentos estão reorganizando as informações em sua mente, “editando” as antigas. Não vale ler muito em um dia e largar de mão no outro. Esse ato deve ser frequente.
2 – Aprenda em grupo: alguns se sentem melhor ao estudar a sós. Porém, estudar com colegas pode ser uma boa estratégia, caso elas também estejam comprometidas. Ajudando uns aos outros, torna-se mais fácil fixar a matéria.
3- Inicie pelo mais fácil – Sozinho ou não, comece pelas matérias mais simples. Porém, não se esqueça de estudar as consideradas mais complicadas, pois para se dar bem no vestibular, é necessário superar obstáculos.
4- Conte com os mais experientes – Caso esteja concluindo o ensino médio ou fazendo cursinho, converse com seus professores, explorando seus conhecimentos. Raramente recusarão contato com alguém interessado.
5- Cuide-se – Saúde é fundamental em qualquer etapa da vida e não seria diferente no vestibular. Se estiver debilitada, terá maior dificuldade em se concentrar e resolver as questões. Preocupe-se com a alimentação, evite álcool e estimulantes e pratique exercícios físicos.
6 – Durma bem - Há quem fique muito nervoso e não consiga relaxar durante a noite. Para repousar tranqüilamente, tenha bons pensamentos durante o dia, fale coisas boas, confie mais em si. Jante coisas leves, acalme-se. Assim, não precisará contar carneirinhos.
Rodrigo Alves, de 19 anos, é de São Paulo, mas está em Belo Horizonte – Minas Gerais, prestando vestibular para Ciências Contábeis na UFMG. Em entrevista pelo Facebook, ele conta: fiz curso extensivo durante um ano e passei pra 2ª fase da USP e da UFMG”. E revela: “estou muito ansioso, mas por despreparo. Faltava nas aulas, não fazia os exercícios, pois na época eu trabalhava e estava sempre muito cansado”.
Alves passou para a segunda fase do programa. Para quem está passando por essa situação, o estudante sugere: “dedique-se, pois só depende de você!” E complementa: “faça as tarefas, vá aos plantões e tire dúvidas. A sensação de passar é muito recompensadora!”. E conclui, pedindo: “rezem por mim, galera!”.
Dica do Nube: Pense positivo e confie no seu taco. Mas, se não for aprovado, cabeça erguida. Tente outra vez! Você estará mais bem preparado e saberá qual o tipo de teste lhe aguarda.
Não desista de seus objetivos. Conte sempre com o Nube e obtenha sucesso pessoal e profissional!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.